← voltar para plataforma impacto

Programa Community Schools de Contraturno Escolar da Glasswing International em El Salvador

Publicado em 20/12/2022
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Modificar padrões violentos de atitudes de crianças e adolescentes e melhorar seu aproveitamento escolar, por meio da vivência de oportunidades de desenvolvimento socioemocional.

Onde e quando foi implementado?

O programa Community Schools foi implementado em 2016 pela ONG Glasswing Internacional em 5 escolas públicas de El Salvador, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto sobre as coortes participantes (aproximadamente 1.000 alunos).

Como é o desenho?

O programa teve por focoO programa ainda está em operação. As frases nesse e nos próximos parágrafos estão no passado porque os resultados se referem a como o programa era, no momento e contexto específicos da avaliação de impacto. estudantes de 10 a 16 anos matriculados em escolas em áreas marcadas por vulnerabilidade social – em particular, áreas em que crianças correm um alto risco de se envolverem ou serem expostas à violência e a atividades criminosas. As atividades do programa ocorreram em sessões no contraturno, 2 vezes por semana, por aproximadamente 1 hora e meia, contendo:

  1. discussões em grupo e atividades de personificação de papéis em situações cotidianas para ganho de consciência sobre padrões automáticos de comportamento, orientadas para estimular o desenvolvimento de estratégias para lidar com conflitos, o ganho de consciência sobre violência e as habilidades sociais dos participantes – tais atividades eram frequentemente embasadas por princípios e práticas basilares de terapia cognitivo-comportamental, típicos de outras intervenções com alto impacto, como o programa escolar Becoming a Man em Chicago);
  2. atividades lúdicas em clubes formados por interesses similares, nas áreas de Liderança, Arte e Cultura, Esportes e Ciências.

O programa foi organizado por um coordenador escolar, que verificou a frequência e as taxas de abandono dos participantes, gerenciou os materiais das sessões e designou voluntários como tutores.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, nos artigos para discussão listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal programa Community Schools da Glasswing International:

  • aumento de 16% (ou aproximadamente 20 minutos) no tempo gasto a cada dia fazendo deveres de casa, durante o período de implementação do programa [1];
  • redução de 23% (ou 1,6 dias) no absenteísmo escolar, também durante o período de implementação do programa [1];
  • redução de 9% no número de relatórios de mau comportamento na escola, ainda durante o período de implementação do programa [1];
  • redução de 14% de um desvio-padrãoO desvio padrão mede a dispersão de valores de uma variável - números mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média; valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para distribuição normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito proporcional de aproximadamente 4 percentis a partir do percentil 50. em um indicador de ações violentas, construído com informação auto-reportada sobre brigas na escola ou dentro de casa e danificação de locais públicos, coletada ao final da implementação do programa [1];
  • redução de 20% de um desvio-padrão em um indicador de delinquência, construído com informação auto-reportada sobre roubos e furtos, coletada ao final da implementação do programa [1];
  • aumento de 11% de um desvio-padrão em notas de Matemática, e de 13% de um desvio-padrão em notas em Ciências, embora não tenha sido encontrado efeito estatisticamente significanteChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. em notas de Língua Espanhola (leitura) [1];
  • há também evidências de que a forma mais efetiva para gerar impactos positivos como os descritos acima é criar grupos heterogêneos em termos de propensão para comportamentos agressivos ou violentos, e não segregar grupos de acordo com essa propensão [2].

De onde vem essa informação?

  1. Dinarte, L., & Egana-delSol, P. (2019). Preventing Violence in the Most Violent Contexts: Behavioral and Neurophysiological Evidence. World Bank Policy Research Working Paper.
  2. Dinarte, L. (2020). Peer Effects on Violence: Experimental Evidence from El Salvador. World Bank Policy Research Working Paper.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.