Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa Mothers' Pension de Transferência de Renda nos Estados Unidos
Programa Mothers' Pension de Transferência de Renda nos Estados Unidos
Qual o objetivo?
Melhorar as condições materiais de crianças que se tornaram dependentes de assistência social pela perda ou incapacitação do provedor.
Onde e quando?
O programa Mothers’ Pension (MP) operou de 1911 a 1935 nos Estados Unidos, sendo o primeiro programa público de assistência social direcionado a mães em situação de pobreza.¹
Como é o desenho?
O MP consistiu em uma transferência mensal de renda a mães pobres de crianças de até 14 anos, com duração média de 3 anos, que poderia aumentar com o número de crianças dependentes na família. Cada estado tinha completa discricionariedade no processo de definir critérios adicionais de seleção de famílias contempladas, mas era sempre requerido que o pai das crianças não fizesse parte do domicílio, ou fosse mental ou fisicamente incapaz de atuar como provedor de recursos. O montante da transferência nos anos de implementação equivalia a de 12 a 25% da renda das famílias contempladas, dependendo do estado americano em que o programa operava.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da introdução do programa Mothers’ Pension em crianças do sexo masculino das mães selecionadas, nascidas entre 1900 e 1925, em 75 cidades em 11 estados americanos:
- aumento de 3 a 4% (ou 0,34 anoO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em anos! Por exemplo, um impacto de 1 ano para crianças que, na ausência da iniciativa, teriam 10 anos de escolaridade representa um aumento de 10% (=1/10).) no total de anos de estudo alcançados até o ano de 1940, embora o resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
- aumento de 13 a 14% na renda auferida, calculada usando informação referente a 1939 [1];
- aumento de 1,6% (1,2 ano) na longevidade, sendo que esse efeito positivo foi maior entre os meninos nascidos nas famílias mais pobres [1];
- o efeito acima resultou em um aumento de 11 a 15% na taxa de crianças que vieram a morrer apenas após os 70 anos [1].
- À época de sua substituição por um programa semelhante, chamado Aid to Dependent Children, o programa alcançava aproximadamente 200.000 crianças.
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Aizer, A., Eli, S., Ferrie, J., & Lleras-Muney, A. (2016). The Long-run Impact of Cash Transfers to Poor Families. American Economic Review, 106(4), 935-71.
Eixos de busca
Tipo de programa
TransferênciasElementos
Transferências de rendaPúblico-alvo
Adolescentes de 11 a 19 anosCrianças de 0 a 5 anosCrianças de 6 a 10 anosFamílias em situação de pobrezaMãesRegião
América do NortePaís
Estados UnidosEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa de Incentivos Financeiros à Leitura para Alunos do Ensino Fundamental em Dallas
Aumentar a frequência com que alunos praticam leitura.
Programa Graduation de Superação da Extrema Pobreza em Áreas Rurais da Etiópia
Colocar famílias pobres de comunidades rurais em uma trajetória sustentável de superação da pobreza.
Transferências Condicionais e Focalização Regional no Programa de Asignación Familiar (PRAF-II) em Honduras
Prover alívio da situação de pobreza para as famílias e estimular a escolarização e o uso de serviços de saúde entre seus integrantes.