Programa Linking Information and Families Together (LIFT) em Los Angeles
Programa Linking Information and Families Together (LIFT) em Los Angeles
Qual era o objetivo?
Informar pais sobre a vida escolar de suas filhas e filhos, envolvendo-os no processo de aprendizagem.
Onde e quando?
O Linking Information and Families Together (LIFT) foi implementado entre 2014 e 2016 em 4 escolas públicas de Los Angeles, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto envolvendo 318 alunos.
Como era o desenho?
O programa teve como foco alunos do 7° ano e duração de 1 ano e meio. Durante a implementação, foram feitas ligações, enviados e-mails ou mensagens de texto SMS aos cuidadores principais destes alunos, transmitindo informação semanal sobre:
- tarefas que não tinham sido entregues pelos alunos na data requerida ou que receberam nota baixa, para cada uma das aulas;
- problemas de comportamento.¹
Nos casos em que o aluno não apresentou nenhum dos problemas listados acima, nenhuma mensagem foi enviada.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:
- o cuidador típico dos alunos participantes recebeu informações 14 vezes durante o período de implementação [1];
- a percepção dos pais sobre a nota global de seus filhos na escola se tornou 78% mais próxima da realidade [1];
- redução de 47% (ou 4,9 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de alunos que disseram já ter experimentado maconha, e de 43% (ou 4,5 pontos percentuais) na taxa de alunos que disseram já ter experimentado álcool, embora esse último efeito seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado, ou que uma estimativa é imprecisa, quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
- não foram encontrados efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. sobre um indicador de autoeficácia do cuidador principal, construído com informação autoreportada ao final da implementação [1];
- também não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes sobre a nota global dos alunos em provas escolares aplicadas durante o 7° e o 8° anos [1].
- A escolha sobre a forma mais conveniente de contato foi feita pelos próprios cuidadores.
Quais as fontes da informação?
- Bergman, P., Dudovitz, R. N., Dosanjh, K. K., & Wong, M. D. (2019). Engaging Parents to Prevent Adolescent Substance Use: A Randomized Controlled Trial. American Journal of Public Health, 109(10), 1455-1461.
Políticas e Programas Relacionados
Programa de Aconselhamento Educacional ao Final do Ensino Fundamental II em Paris
Ajudar os alunos a identificarem caminhos que se encaixassem tanto em seus gostos quanto em suas habilidades acadêmicas.
Programa de Mensagens de Alta Frequência para Pais sobre Engajamento Escolar do Aluno em São Paulo
Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos.
Programa de Estímulo ao Engajamento de Pais em Escolas Públicas em Paris
Diminuir a ocorrência de problemas disciplinares de jovens adolescentes.