Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa Healthy Activity de Psicoterapia em Goa
Programa Healthy Activity de Psicoterapia em Goa
Qual o objetivo?
Tornar serviços voltados à saúde mental mais acessíveis às populações de países em desenvolvimento, prescindindo do uso de especialistas.
Onde e quando?
O programaVocê pode encontrar documentos com mais informações sobre o programa no material complementar! Healthy Activity foi desenvolvido pela ONG Sangath e implementado entre os anos de 2013 a 2016, em Goa, na Índia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 495 participantes.
Como é o desenho?
O programa teve como foco pessoas de 18 a 65 anos de idade que revelavam sintomas de depressão, de moderada a severa, e que tinham sido recrutadas em centros de atenção primária. Esses participantes —na sua maioria, mulheres— não estavam à procura de tratamento para depressão.
Os indivíduos contemplados receberam de 6 a 8 sessões semanais de psicoterapia, com duração de 30 a 40 minutos, focadas em ativação comportamental, um dos princípios que norteiam a terapia cognitivo-comportamental. Nas sessões, foram abordadas formas de quebrar ciclos de inatividade típicos de estados depressivos, e apresentadas estratégias para evitar a ruminação diante de problemas pessoais, para tomar medidas práticas para lidar com esses problemas, e para mobilizar redes sociais que pudessem prover apoio. Um dos aspectos centrais do tratamento foi, também, de incentivar os participantes a se envolverem em atividades prazerosas de sua escolha.
Todas as sessões de psicoterapia foram conduzidas por membros da comunidade local, não-especialistas, selecionados e treinados pela ONG Sangath. Eles foram submetidos a um workshop participativo de 3 semanas, seguido por uma fase de estágio de 6 meses, e receberam supervisão frequente por pares ou pela equipe da ONG implementadora.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Healthy Activity:
- 7 a cada 10 indivíduos convidados participaram de todas as sessões [3];
- redução de 57% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. em um indicadorVocê pode encontrar o questionário utilizado para calcular esse indicador em anexo, no material complementar! da severidade dos sintomas associados quadro de depressão, 3 meses após o término da implementação, de 30% de um desvio-padrão, 1 ano após o término do período de implementação, e de 23% de um desvio-padrão, 5 anos após o término da implementação [1, 2, 3];
- tais reduções em severidade corresponderam, respectivamente, a aumentos de 39% (ou 25 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50% (=5/10).) na taxaVocê pode encontrar o questionário utilizado para calcular essa taxa em anexo, no material complementar! de inscritos que apresentaram ausência total ou parcial de sintomas de depressão, 3 meses após o término do período de implementação, de 21% (ou 16 pontos percentuais), 1 ano após o término do período de implementação, e de 21% (ou 13 pontos percentuais), 5 anos após o término da implementação [1, 2, 3];
- há evidências de que um dos mecanismos fundamentais na consolidação dos efeitos descritos acima foram efeitos de curto prazo em um indicador de atividades que indicavam ativação comportamental [2];
- aumento de 54% em um indicador da percepção subjetiva dos pacientes sobre a eficácia da psicoterapia, 5 anos após o término de implementação, sugerindo que tornar este tratamento mais amplamente disponível pode aumentar a baixa demanda documentada pelo mesmo em populações similares [3, 4];
- aumento, também 5 anos após o término da implementação do programa, de 19% de um desvio-padrão em um indicador de empoderamento feminino, embora o resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
- não há, no entanto, evidências fortes de efeitos positivos sobre variáveis ligadas ao mercado de trabalho —como taxa de emprego ou renda auferida—, ou sobre variáveis que caracterizam a ocorrência e a frequência de casos de violência doméstica, ainda 5 anos após o término da implementação [2, 3].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Patel, V., Weobong, B., Weiss, H. A., Anand, A., Bhat, B., Katti, B., Dimidjian, S., Araya, R., Hollon, S. D., King, M., Vijayakumar, L., Park, A., McDaid, D., Wilson, T., Velleman, R., Kirkwood, B. R. & Fairburn, C. G. (2017). The Healthy Activity Program (HAP), a Lay Counsellor-Delivered Brief Psychological Treatment for Severe Depression, in Primary Care in India: a Randomised Controlled Trial. The Lancet, 389(10065), 176-185.
- Weobong, B., Weiss, H. A., McDaid, D., Singla, D. R., Hollon, S. D., Nadkarni, A., Park, A., Bhat, B., Katti, B., Anand, A., Dimidjian, S., Araya, R., King, M., Vijayakumar, L, Wilson, T., Velleman, R., Kirkwood, B. R., Fairburn, C. G. & Patel, V. (2017). Sustained Effectiveness and Cost-Effectiveness of the Healthy Activity Programme, a Brief Psychological Treatment for Depression Delivered by Lay Counsellors in Primary Care: 12-Month Follow-up of a Randomised Controlled Trial. PLoS Medicine, 14(9), e1002385.
- Bhat, B., de Quidt, J., Haushofer, J., Patel, V., Rao, G., Schilbach, F. & Vautrey, P-L. P. (2022) The Long-Run Effects of Psychotherapy on Depression, Beliefs, and Economic Outcomes. National Bureau of Reasearch Working Paper.
- Newson, J., Pastukh, V., Taylor, J., & Thiagarajan, T. (2021). Mental Health has Bigger Challenges Than Stigma: Mental Health Million Project 2021. Sapiens Lab.
Vídeos
Material complementar
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Federal de Planejamento Familiar e Saúde Reprodutiva nos Estados Unidos
Criar as condições para que mulheres tivessem controle sobre o número e o espaçamento dos filhos que viriam a ter durante sua vida reprodutiva.
Programa Profamilia de Planejamento Familiar e Saúde Reprodutiva na Colômbia
Promover condições para que mulheres tivessem controle sobre o número de e o espaçamento entre os filhos que viriam a ter durante sua vida reprodutiva.
Acesso a Serviços de Planejamento Familiar pela Ley de la Política Nacional de Población no Peru
Promover condições para que mulheres tivessem controle sobre o número de e o espaçamento entre os filhos que viriam a ter durante sua vida reprodutiva.