Programa Creating Moves to Opportunity de Aprimoramento do Programa de Auxílio-Moradia Vouchers Housing Choice nos Estados Unidos

← voltar para plataforma impacto

Programa Creating Moves to Opportunity de Aprimoramento do Programa de Auxílio-Moradia Vouchers Housing Choice nos Estados Unidos

Publicado em 25/10/2022
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Reduzir as barreiras que as famílias podem enfrentar ao se mudarem para áreas com maiores oportunidades.

Onde e quando foi implementado?

O programa Creating Moves to Opportunity (CMTO) foi implementado entre abril de 2018 e abril de 2019 na área de Seattle e King County, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado".l de impacto.

Como é o desenho?

O programa teve por focoO programa ainda está em operação. As frases nesse e nos próximos parágrafos estão no passado porque os resultados se referem a como o programa era, no momento e contexto específicos da avaliação de impacto. famílias com crianças (menores do que 15 anos) e consistiu em um programa desenhado para aprimoramentos de uma política pública de habitação existente, o Vouchers Housing Choice. A ideia central desses aprimoramentos era a de criar formas simples de ajudar famílias que receberam vouchers a alugar casas em áreas com altas taxas de mobilidade de renda ascendente. O programa teve dois componentes principais.

O primeiro componente foi a incorporação de serviços de apoio personalizado à busca por novas moradias por 6 horas, em média, para cada família participante. Os serviços foram oferecidos por uma organização sem fins lucrativos e incluiu: (i) compartilhamento de informações e ajuda na identificação de unidades disponíveis e na conexão com proprietários em áreas de alta mobilidade de renda; (ii) assistência na preparação de documentos para formalização dos contratos de aluguel; e (iii) orientação para resolver problemas no histórico de crédito.

O segundo componente foi de assistência financeira de curto prazo para facilitar o processo de aluguel, totalizando 1000 dólares americanos (valores de 2019), em média. Esse valor foi usado para cobrir, por exemplo, depósitos de segurança e quaisquer outras despesas que surgiram e estavam atrapalhando o contrato de locação.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do programa entre as famílias contempladas pelo programa Creating Moves to Opportunity:

  • a taxa de famílias que se mudaram para áreas de alta mobilidade de renda mais do que triplicou, aumentando em 253%, ou de 15% para 53% [1];
  • aumento de 210% na taxa de famílias que vivam em uma área de alta oportunidade após pelo menos um ano e um mês de locação, sugerindo que, ao menos no curto prazo, as famílias diretamente afetadas pelo programa não exibem forte desejo de se mudar [1];
  • aumento de 41% na taxa de famílias que relataram estar “muito satisfeitas” com sua nova vizinhança [1].

De onde vem essa informação?

  1. Bergman, P., Chetty, R., DeLuca, S., Hendren, N., Katz, L. F., & Palmer, C. (2020) Creating Moves to Opportunity: Experimental Evidence on Barriers to Neighborhood Choice. National Bureau of Economic Research Working Paper.

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.