Programa Community Schools da ONG Glasswing International em El Salvador
Programa Community Schools da ONG Glasswing International em El Salvador
Qual era o objetivo?
Modificar padrões violentos de atitudes de crianças e adolescentes e melhorar seu aproveitamento escolar.
Onde e quando?
O Community Schools foi implementado em 2016 pela ONG Glasswing Internacional em 5 escolas públicas de El Salvador, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 1.000 alunos.
Como era o desenho?
O programa teve como focoO programa ainda está em operação. As frases nesse e nos próximos parágrafos estão no passado porque os resultados se referem a como o programa era, no momento e contexto específicos da avaliação de impacto. estudantes de 10 a 16 anos de escolas em áreas marcadas por vulnerabilidade social. As atividades do programa ocorreram em sessões no contraturno, 2 vezes por semana, por aproximadamente 1 hora e meia, e consistiam em:
- discussões em grupo e atividades de personificação de papéis em situações cotidianas para ganho de consciência sobre padrões automáticos de comportamento, estimulando o desenvolvimento de estratégias para lidar com conflitos, da percepção sobre violência e das habilidades sociais dos participantes;¹
- atividades lúdicas em clubes formados por integrantes com interesses similares, nas áreas de Liderança, Arte e Cultura, Esportes e Ciências.
O programa foi organizado por um coordenador escolar, que verificou a frequência e as taxas de abandono dos participantes, gerenciou os materiais das sessões e designou voluntários como tutores.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos para discussão listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Community Schools:
- aumento de 16% (ou aproximadamente 20 minutos) no tempo gasto por dia com deveres de casa, durante o período de implementação do programa [1];
- redução de 23% (ou 1,6 dias) no absenteísmo escolar e de 9% no número de relatórios de mau comportamento na escola, também durante o período de implementação do programa [1];
- redução de 14% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. em um indicador de ações violentas, construído com informação autorreportada sobre brigas na escola ou dentro de casa e sobre danificação de locais públicos, coletada ao final da implementação do programa [1];
- redução de 20% de um desvio-padrão em um indicador de delinquência, construído com informação autorreportada sobre roubos e furtos, coletada ao final da implementação do programa [1];
- aumento de 11% de um desvio-padrão em notas de Matemática, e de 13% de um desvio-padrão em notas em Ciências, embora não tenha sido encontrado efeito estatisticamente significanteChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. em notas de Língua Espanhola (leitura) [1];
- há também evidências de que a forma mais efetiva para gerar impactos positivos como os descritos acima foi criar grupos heterogêneos em termos de propensão para comportamentos agressivos ou violentos, e não segregar grupos de acordo com essa propensão [2].
- Essas atividades eram embasadas por princípios e práticas basilares de terapia cognitivo-comportamental, típicos de outras intervenções com alto impacto, como o programa escolar Becoming a Man em Chicago.
Quais as fontes da informação?
- Dinarte, L., & Egana-delSol, P. (2019). Preventing Violence in the Most Violent Contexts: Behavioral and Neurophysiological Evidence. World Bank Policy Research Working Paper.
- Dinarte, L. (2020). Peer Effects on Violence: Experimental Evidence from El Salvador. World Bank Policy Research Working Paper.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Promoting Alternative Thinking Strategies (PATHS) em Zurique
Transmitir estratégias de tomada de decisão e habilidades de autorregulação para crianças.
Implementação do Programa de Alfabetização Shishuvachan no Contraturno de Escolas Públicas de Mumbai
Aprimorar as habilidades de leitura de alunos no ciclo inicial de alfabetização.
Programa Empresários pela Inclusão Social de Desenvolvimento Socioemocional em Escolares em Portugal
Melhorar o desempenho acadêmico e reduzir o abandono escolar precoce.