Tutoria em Leitura em Escolas Públicas de Nova Iorque
Tutoria em Leitura em Escolas Públicas de Nova Iorque
Qual era o objetivo?
Aumentar as habilidades de leitura de adolescentes com defasagens de aprendizagem.
Onde e quando?
As tutorias foram implementadas em 2013 em escolas públicas de Nova Iorque no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 60 escolas e aproximadamente 1.700 alunos.
Como era o desenho?
As tutorias tiveram por foco alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e a implementação envolveu dois componentes principais. O primeiro componente foi a identificação de alunos com defasagens de aprendizado com base em pontuações em uma avaliação diagnóstica, indicando que a fluência da leitura ainda não era suficiente para apoiar habilidades de compreensão. Os estudantes foram, então, agrupados por pontuação em grupos de 4 alunos.
O segundo componente foi a elaboração e distribuição do material didático-pedagógico utilizado durante as sessões. Uma equipe de professores e especialistas em alfabetização e letramento desenvolveu um currículo detalhado para a tutoria, centrado em livros adequados para os diferentes níveis de leitura. A tutoria tinha duração de 60 minutos, com 10 minutos de discussão de uma pergunta introdutória e revisão de vocabulário, 40 minutos de leitura individual com o tutor e leitura independente e 10 minutos de encerramento e discussão.
Todos os tutores foram obrigados a cumprir certos requisitos antes de serem contratados: possuir pelo menos graduação completa, passar por uma avaliação de leitura e por uma verificação de antecedentes.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal das tutorias:
- a tutoria foi realizada durante o contraturno no primeiro ano de implementação mas a maioria das escolas mudou a tutoria para ser realizada durante o dia escolar [1];
- as alunos frequentaram, em média, 67 sessões de tutoria, onde leram aproximadamente 400 páginas, para cada ano de participação no programa [1];
- aumento de 1,3% (ou 1,2 pontos percentuais) na frequência escolar, durante o período de implementação do programa [1];
- aumento de 5% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. em um exame padronizado de Língua Inglesa, embora o resultado seja imprecisamente estimado [1];
- os efeitos descritos imediatamente acima foram mais pronunciados entre alunos negros (de 9% de um desvio-padrão) e existem evidências de que a implementação tenha piorado o desempenho de alunos hispânicos em exames padronizados de Matemática [1].
Quais as fontes da informação?
- Fryer Jr, R. G., & Howard-Noveck, M. (2020a). High-Dosage Tutoring and Reading Achievement: Evidence from New York City. Journal of Labor Economics, 38(2), 421-452.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Pathways to Education de Apoio Amplo ao Aluno no Ensino Médio em Toronto (Rexdale e Lawrence Heights)
Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.
Programa Quantum Opportunity de Apoio Amplo ao Aluno de Ensino Médio nos Estados Unidos
Fornecer recursos e uma rede de apoio para reduzir comportamentos de risco, aumentar a taxa de graduação no ensino médio e a taxa de entrada no ensino superior entre jovens com defasagens de aprendizado.
Programa de Tutoria Online na Itália durante a Pandemia do Covid-19
Mitigar as perdas de aprendizagem dos alunos e ajudá-los a enfrentar o isolamento social.