Programa de Provisão de Informação sobre Frequência Escolar em Moçambique
Programa de Provisão de Informação sobre Frequência Escolar em Moçambique
Qual era o objetivo?
Informar pais sobre a vida escolar dos seus filhos.
Onde e quando?
O programa foi implementado pela ONG Magariro, no ano letivo de 2016, em 41 escolas na província de Manica, em Moçambique, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 3.000 alunas.
Como era o desenho?
O programa teve como foco alunas do 6° e 7° anos. Os implementadores introduziram nas escolas relatórios semanais de frequência escolar, entregues no fim da semana, com a instrução de que fossem mostrados aos pais e trazidos de volta no início da semana seguinte. O relatório continha, além do nome do aluno, uma tabela em que os dias de presença e ausência na escola eram marcados pelos professores.
O sistema foi explicado por integrantes da organização implementadora durante uma visita às escolas no início da implementação do programa. Dado o trabalho extra exigido por parte dos professores, foi introduzido um esquema de compensação monetária.¹
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
- aumento de 6,9 a 7,5% (ou de 4,5 a 4,9 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) em um indicador de frequência escolar, construído a partir da taxa de alunas que estavam na sala de aula quando realizadas visitas para coleta de dados [1];
- aumento de 18% a 20% de um desvio-padrãoO desvio padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. nas notas em um exame padronizado de Matemática aplicado durante o período de implementação do programa [1].
- Mais especificamente, os professores que, em todas as visitas da organização, preencheram minuciosamente todos os relatórios das suas alunas no trimestre, receberam 250 meticais em crédito para celular (valores de 2016).
Quais as fontes da informação?
- Valente, C. M., & de Walque, D. (2022). Incentivizing School Attendance in the Presence of Parent-Child Information Frictions. American Economic Journal: Economic Policy.
Políticas e Programas Relacionados
Programa de Estímulo ao Engajamento de Pais em Escolas Públicas em Paris
Diminuir a ocorrência de problemas disciplinares de jovens adolescentes.
Programa Papas al Dia de Mensagens de Alta Frequência para Pais no Chile
Informar os pais sobre a vida escolar de seus filhos.
Programa de Provisão de Informação às Famílias sobre Desempenho Escolar Individual no Malawi
Aumentar o grau de informação das famílias a respeito do nível de aprendizado das crianças em idade escolar.