Programa-Piloto de Mensagens aos Pais de Estímulo à Leitura nas Férias em Rhode Island
Programa-Piloto de Mensagens aos Pais de Estímulo à Leitura nas Férias em Rhode Island
Qual era o objetivo?
Auxiliar pais e cuidadores a mitigar as perdas de aprendizado em leitura que ocorrem durante o período de férias.
Onde e quando?
O programa foi pilotado durante as férias de 2015 em 2 escolas em Rhode Island, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de avaliação de impacto envolvendo 232 alunos.
Como era o desenho?
O programa teve por foco alunos do 1° ao 4° ano e duração de 2 meses. Durante férias de verão, foram enviadas aos pais ou cuidadores dos alunos 18 mensagens SMS pelo celular. As mensagens foram de 3 tipos:
- informação sobre recursos educacionais baratos e acessíveis relacionados à leitura, como bibliotecas públicas com programas de empréstimos nas férias;
- ideias sobre como e o que ler conjuntamente com as crianças nas férias;
- fatos sobre as perdas de aprendizado de leitura durante as férias, e como eles poderiam ser mitigados por atividades conduzidas pela família.¹
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa-piloto sobre as crianças participantes:
- aumento, para os alunos do 3° e 4° ano, de 21 a 29% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. nas notas em exames padronizados de Língua Inglesa (leitura) aplicados no ano seguinte à implementação [1];
- não foram, no entanto, encontrados efeitos para os alunos do 1º e do 2º ano, no mesmo horizonte temporal [1].
- O conteúdo foi desenvolvido por profissionais ligados à escola e por profissionais ligados à pesquisa de avaliação do programa.
Quais as fontes da informação?
- Kraft, M.A., & Monti-Nussbaum, M. (2017). Can Schools Enable Parents to Prevent Summer Learning Loss? A Text Messaging Field Experiment To Promote Literacy Skills. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, 674(1), 85-112.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Reading Enhances Achievement During Summer (READS) na Carolina do Norte
Estimular a leitura durante as férias e melhorar a capacidade de compreensão de textos em crianças no início do processo de escolarização.
Programa Servicio País en Educación de Tutoria em Leitura em Santiago
Influenciar positivamente o interesse pela leitura e a compreensão leitora de alunos de escolas com baixo desempenho.
Programa Escolar Sa Aklat Sisikat de Estímulo à Leitura nas Filipinas
Estimular o engajamento de crianças com a leitura dentro do ambiente escolar, melhorar a fluência e formar o hábito da leitura.