← voltar para plataforma impacto

Programa de Feedback para Alunos e Provisão de Informação Escolar a Famílias na China

Publicado em 09/11/2022
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos, envolvendo-os no processo de aprendizagem.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado por meio de uma parceria entre pesquisadores e o poder público, no ano letivo de 2015, em uma amostra representativa de escolas em áreas rurais na província de Hunan, na China, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto envolvendo aproximadamente 10 escolas e 4.000 alunos.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunos do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I e duração de 1 ano letivo. Os implementadores introduziram nas escolas relatórios de performance escolar, que foram discutidos 2 vezes por semana entre alunos e professores e compartilhados com as famílias dos alunos por fotos pelo Wechat (plataforma semelhante ao Whatsapp, que é utilizada amplamenta no país). O relatório continha uma tabela em que pontos eram subtraídos ou adicionados conforme:

  1. entrega em dia ou atrasada das lições de casa em Matemática e Língua Chinesa;
  2. acertos ou erros nas lições de casa em Matemática e Língua Chinesa;
  3. pontualidade ou atraso diários, presença ou ausência na sala de aula, e comportamento disruptivo em sala de aula;
  4. comportamento diário positivo em sala de aula, com disposição a ajudar os professores e os colegas.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa de provisão de informação:

  • aumento, para os alunos do 3º ano, de 24% de um desvio-padrãoO desvio padrão mede a dispersão de valores de uma variável - números mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média; valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para distribuição normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito proporcional de aproximadamente 4 percentis a partir do percentil 50. na nota em exames padronizados de Matemática aplicados no ano seguinte à implementação e de 9,0% de um desvio-padrão em exames padronizados de Língua Chinesa aplicados no ano seguinte à implementação, embora este último resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores muito próximos ou muito distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
  • aumento, para os alunos do 5º ano, de 19% de um desvio-padrão na nota em exames padronizados de Matemática aplicados no ano seguinte à implementação e de 27% de um desvio-padrão na nota em exames padronizados de Língua Chinesa aplicados no ano seguinte à implementação, embora o primeiro resultado seja imprecisamente estimado [1].

De onde vem essa informação?

  1. Siebert, S., Wong, H. L., Wei, X., & Zhou, X. (2018). Student Feedback, Parent-Teacher Communication, and Academic Performance: Experimental Evidence from Rural China. SSRN Working Paper.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.