Programa de Apoio a Crianças Vulneráveis pelos Centros Cristãos da Compassion International nas Filipinas
Programa de Apoio a Crianças Vulneráveis pelos Centros Cristãos da Compassion International nas Filipinas
Qual era o objetivo?
Apoiar a libertação de crianças de seu estado de pobreza material, social e espiritual.
Onde e quando?
A Compassion International é uma ONG cristã criada em 1952. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. que utiliza dados coletados em 2009 de crianças que viviam em lugares que instauraram projetos ligados à ONG em 1986, nas Filipinas.
Como era o desenho?
O programa teve dois componentes fundamentais, ambos geridos localmente por equipes da Compassion International com apoio de voluntários de igrejas locais e outras entidades comunitárias.
O primeiro componente foi o acesso a centros comunitários operados pela ONG, onde crianças de até 12 anos de famílias em situação de vulnerabilidade social poderiam se reunir no contraturno. A meta do programa era de participação em 8 horas semanais em atividades que enfatizavam o desenvolvimento espiritual, físico e socioemocional das crianças, para aprimorar a autoestima e afetar positivamente as aspirações da criança. Além disso, os centros ofereciam programas estruturados de tutoria e coordenação e ajuda financeira com a compra de material escolar. Por fim, os centros coordenavam exames físicos regulares, cumprindo o papel de intermediários entre as famílias e serviços de atenção primária em saúde infantil.
O segundo componente foi o estabelecimento de uma conexão próxima entre crianças e “padrinhos”, por intermediação da ONG. O programa encorajou que as crianças escrevessem cartas e, aproximadamente uma vez por ano, enviassem fotos e atualizações sobre o progresso escolar.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do apoio fornecido pela Compassion International:
- a duração média de participação no programa foi de 9,3 anos, permitindo que as crianças participem de cerca de 4.000 horas de atividades até o fim da infância, incluindo atividades extras como retiros e acampamentos [1];¹
- aumento de 4,7% a 5,2% (ou de 0,57 a 0,63 anoO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em anos! Por exemplo, um impacto de 1 ano para crianças que teriam 10 anos de escolaridade na ausência da iniciativa representa um aumento de 10% (=1/10).) nos anos de estudo alcançados aos 29 anos, para o grupo de crianças com idade próxima a 12 anos quando do primeiro contato com o programa [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. na taxa de participantes que tinham completado o ensino superior, para o mesmo grupo e no mesmo horizonte temporal [1];
- aumento de 20% a 21% (ou de 8,6 a 8,9 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de jovens que tinham um emprego com salário, também para o mesmo grupo e no mesmo horizonte temporal [1].²
- Em uma pesquisa mundial sobre a atuação da ONG, as formas mais benéficas de apoio relatadas pelos participantes foram suporte educacional (38,5%), com destaque para o pagamento de taxas escolares e tutoria, seguida de desenvolvimento espiritual e de caráter (29,4%) e por ajuda econômica (9,5%). 8 em cada 10 crianças participantes relataram receber presentes de aniversário de seus “padrinhos”.
- Não foram encontradas evidências sistemáticas de que a taxa de jovens adultos contemplados que se tornaram líderes comunitários tenha aumentado.
Quais as fontes da informação?
- Wydick, B., Glewwe, P., & Rutledge, L. (2013). Does International Child Sponsorship Work? A Six-Country Ctudy of Impacts on Adult Life Outcomes. Journal of Political Economy, 121(2), 393-436.
Vídeos
Políticas e Programas Relacionados
Programa de Apoio a Crianças Vulneráveis pelos Centros da Compassion International em Uganda
Apoiar a libertação de crianças de seu estado de pobreza material, social e espiritual.
Programa Pathways to Education de Apoio Amplo ao Aluno no Ensino Médio em Toronto (Rexdale e Lawrence Heights)
Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.
Programa de Apoio a Crianças Vulneráveis pelos Centros Cristãos da Compassion International na Guatemala
Apoiar a libertação de crianças de seu estado de pobreza material, social e espiritual.