Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Oficinas de Capacitação de Microempreendedoras e Mentorias em Nairóbi
Oficinas de Capacitação de Microempreendedoras e Mentorias em Nairóbi
Qual o objetivo?
Formar habilidades de gestão de negócios e conectar empreendedoras a modelos de inspiração com mais experiência.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada em 2014, em Dandora, uma comunidade de Nairóbi, no Quênia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 372 microempreendedoras.
Como é o desenho?
O programa teve como foco mulheres de menos de 40 anos, proprietárias de negócios que estavam em operação há menos de 5 anos, e dois componentes principais. O primeiro consistiu em 4 oficinas de formação de 2 horas sobre:
- marketing;
- contabilidade;
- controle de custos;
- planejamento do negócio.
Os encontros ocorreram em um hall em Dandora e foram conduzidos por profissionais vinculados à Strathmore University School of Management and Commerce, que utilizaram materiais de aulas que tinham sido ministradas na própria universidade nos anos anteriores.
O segundo componente do programa foi o estabelecimento de uma conexão individual com uma mentora de mais de 40 anos, proprietárias de negócios que estavam em operação há mais de 5 anos, em setores similares às microempreendedoras que participaram das oficinas. Para estimular a participação, as mentoras receberam o equivalente a 10 dólares.² Os implementadores estipularam frequência semanal para esses encontros e instruíram as participantes a usarem perguntas como:
-
- “Quais foram alguns dos desafios que a microempreendedora enfrentou esta semana?“
- “Qual foi um momento em que a mentora enfrentou um desafio semelhante, e como ela respondeu a isso?“
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e do impacto causal:
- as microempreendedoras contempladas pela iniciativa participaram, em média, de 3,1 das 4 oficinas de formação [1];
- aumento de 14% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. em um indicador de boas práticas com relação ao negócios, com efeitos concentrados em práticas relativas ao gerenciamento de estoque e manutenção de registros, mas não em atividades de marketing [1];
- aumento de 21% nos lucros auferidos em seus negócios, no horizonte de 1 mês a 1 ano e meio após o fim das oficinas e conexão com as mentoras, com efeitos particularmente pronunciados no 4° e no 7° mês [1];
- o resultado descrito acima foi gerado por reduções da ordem de 50% nos custos de oferta do produto principal dos negócios, com aumento de 30% (ou 19 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de microempreendedoras contempladas que tinham trocado de fornecedores [1];
- não foram encontradas evidências de que a iniciativa tenha tido efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre receita, emprego, salários e horários de operação das microempresas, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1];³
- uma iniciativa implementada no mesmo período e contexto que se baseou apenas nas oficinas de formação, sem as mentorias, não gerou efeitos positivos similares sobre lucros [1].
- As oficinas foram organizadas em 6 horários diferentes para acomodar agendas individuais.
- Para minimizar os custos de seu envolvimento com as atividades de mentoria, o programa também estipulou que os encontros ocorreriam no empreendimento das próprias mentoras.
- Também não foram encontradas evidências de que o estabelecimento da conexão tenha tido efeito sobre nenhuma das variáveis descritas acima nos negócios das mentoras.
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Brooks, W., Donovan, K., & Johnson, T. R. (2018). Mentors or Teachers? Microenterprise Training in Kenya. American Economic Journal: Applied Economics, 10(4), 196-221.
Eixos de busca
Tipo de programa
Capacitação de empreendedoresElementos
Cursos de capacitação profissionalCursos ou oficinas de capacitação de microempreendedoresMentoriaRegião
ÁfricaPaís
QuêniaEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.