Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Oficina de Orientação de Carreira para Jovens Desempregados e Planejamento na Busca por Emprego na África do Sul
Oficina de Orientação de Carreira para Jovens Desempregados e Planejamento na Busca por Emprego na África do Sul
Qual era o objetivo?
Ensinar estratégias e alinhar comportamentos e intenções, apoiando o processo de procura por emprego.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada em áreas urbanas dos distritos de Krugersdorp, Sandton e Soweto, África do Sul, nos anos 2010, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 1.097 jovens desempregados.
Como era o desenho?
A oficina teve como foco jovens de 18 a 35 anos que tinham se registrado no sistema nacional de emprego sul-africano, e que moravam em zonas próximas àquelas onde ocorreria o evento: um encontro de 1 hora meia dedicado à orientação de carreira, incluindo tópicos como estratégias para a procura por empregos, redação de currículo, técnicas para entrevistas e informações sobre canais formais de busca. Ao fim do encontro, os participantes foram convidados a preencherem um formulário de planejamento pessoal que continha uma tabela com entradas detalhadas, dia a dia, sobre se, onde e como buscariam emprego e metas semanais de envio de candidaturas para novas vagas.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da iniciativa nos convidados a participarem:
- aumento de 18% a 20% no número de candidaturas a vagas enviadas em uma semana típica, embora não tenham sido encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. no número de horas gasto por semana em atividades de busca, no horizonte de 1 a 3 meses após a implementação da iniciativa — sugerindo que os jovens envolvidos tornaram-se mais eficientes no processo de procura por um emprego [1];¹
- aumento de 30% no número de ofertas de emprego e de 41% a 43% (ou de 4,7 a 4,9 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de jovens que tinham encontrado um emprego, também no horizonte de 1 a 3 meses após a implementação da iniciativa [1];
- a inclusão de estratégias complementares de apoio no processo de busca — como ter um amigo próximo que acompanhasse a realização do plano ou receber mensagens semanais sobre metas pessoais — não potencializaram o efeito do planejamento realizado durante a oficina [1];
- oficinas implementadas no mesmo contexto e período que não incluíram como etapa final o formulário de planejamento pessoal e metas semanais de envio de candidaturas para novas vagas não tiveram efeitos semelhantes sobre candidaturas, ofertas e emprego [1].
- Há, também, evidências de que os convidados visitaram com maior frequência agências de emprego, deixaram mais currículos em empresas, e usaram com maior frequência plataformas online.
Quais as fontes da informação?
- Abel, M., Burger, R., Carranza, E., & Piraino, P. (2019). Bridging the Intention-Behavior Gap? The Effect of Plan-Making Prompts on Job Search and Employment. American Economic Journal: Applied Economics, 11(2), 284-301.
Políticas e Programas Relacionados
Auxílio Financeiro com Transporte para Jovens em Busca por Trabalho em Addis Abeba
Reduzir os custos de mobilidade no processo de procura por um emprego.
Recomendações de Vagas de Emprego no Portal Dinamarquês jobnet.dk
Direcionar a busca do usuário para aumentar as chances de uma colocação profissional positiva.
Oficina de Orientação de Carreira para Jovens Desempregados na África do Sul
Transmitir estratégias que pudessem apoiar o processo de procura por emprego.