Oferta de Implantes Subdérmicos Hormonais para Adolescentes no Centro Hospitalario Pereira Rossell de Montevidéu
Oferta de Implantes Subdérmicos Hormonais para Adolescentes no Centro Hospitalario Pereira Rossell de Montevidéu
Qual era o objetivo?
Diminuir as chances de que adolescentes que se tornaram mães tivessem outros filhos em um curto espaço de tempo.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada pelo hospital público Centro Hospitalario Pereira Rossell de Montevidéu, no Uruguai, entre novembro de 2015 e dezembro de 2016.¹ As informações abaixo referem-se a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. que usa dados de 2755 mulheres de 15 a 25 anos que passaram pela maternidade do hospital nesse período.
Como era o desenho?
O hospital implementou um protocolo de aconselhamento e oferta de implantes subdérmicos hormonais gratuitos às adolescentes e jovens adultas que passaram pela ala da maternidade que abrigava mulheres de até 19 anos.²
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:
- a iniciativa teve sucesso em expandir o acesso a implantes subdérmicos entre jovens de menos de 20 anos, que constituíam o grupo-alvo, em 47% a 50% (ou de 7,4 a 7,8 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).), no período de aproximadamente 1 ano em que esteve em operação [1];
- foram encontradas evidências de que as mulheres do público-alvo tiveram reduções nas taxas de gravidez, com redução de 33% a 46% (ou de 8,6 a 11,9 pontos percentuais) nos 2 anos subsequentes [1].
- O hospital concentra cerca de 15% dos nascimentos no país, e de 40% dos nascimentos que ocorrem no setor público de saúde. Em 2017, a iniciativa deixou de ter foco em adolescentes.
- O protocolo estipulava que a inserção deveria ocorrer em até 48 horas depois de um evento de aborto, parto regular ou por cesária, antes da liberação da paciente. Juntamente com o dispositivo intrauterino, ou DIU, os implantes formam o conjunto dos métodos contraceptivos reversíveis de longa duração e alta eficácia.
Quais as fontes da informação?
- Ferre, Z., Triunfo, P., & Antón, J. I. (2023). Subdermal Contraceptive Implants and Repeat Teenage Motherhood: Evidence from a Major Maternity Hospital‐Based Program in Uruguay. Health Economics, 32(12), 2679-2693.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Teen Options to Prevent Pregnancy (T.O.P.P.) da ONG OhioHealth
Diminuir as chances de que adolescentes que se tornaram mães tivessem outros filhos em um curto espaço de tempo.
Implementação da Colorado's Family Planning Initiative (CFPI) nos Estados Unidos
Ampliar o acesso a métodos contraceptivos eficazes para a população de baixa renda e para adolescentes, reduzindo as chances de ocorrência de gravidezes não planejadas.
Estudo Experimental de Métodos Contraceptivos de Longa Duração em Clínicas da Planned Parenthood Federation of America (PPFA)
Educar provedores de serviços de saúde reprodutiva e ampliar o acesso a métodos contraceptivos eficazes de longa duração.