Oferta de Implantes Subdérmicos Hormonais para Adolescentes no Centro Hospitalario Pereira Rossell de Montevidéu

← voltar para plataforma impacto

Oferta de Implantes Subdérmicos Hormonais para Adolescentes no Centro Hospitalario Pereira Rossell de Montevidéu

Publicado em 04/06/2025 Atualizado em 08/06/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Diminuir as chances de que adolescentes que se tornaram mães tivessem outros filhos em um curto espaço de tempo.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada pelo hospital público Centro Hospitalario Pereira Rossell de Montevidéu, no Uruguai, entre novembro de 2015 e dezembro de 2016.¹ As informações abaixo referem-se a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. que usa dados de 2755 mulheres de 15 a 25 anos que passaram pela maternidade do hospital nesse período.

Como era o desenho?

O hospital implementou um protocolo de aconselhamento e oferta de implantes subdérmicos hormonais gratuitos às adolescentes e jovens adultas que passaram pela ala da maternidade que abrigava mulheres de até 19 anos.²

O que as evidências sugerem?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:

  • a iniciativa teve sucesso em expandir o acesso a implantes subdérmicos entre jovens de menos de 20 anos, que constituíam o grupo-alvo, em 47% a 50% (ou de 7,4 a 7,8 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).), no período de aproximadamente 1 ano em que esteve em operação [1];
  • foram encontradas evidências de que as mulheres do público-alvo tiveram reduções nas taxas de gravidez, com redução de 33% a 46% (ou de 8,6 a 11,9 pontos percentuais) nos 2 anos subsequentes [1].
  1. O hospital concentra cerca de 15% dos nascimentos no país, e de 40% dos nascimentos que ocorrem no setor público de saúde. Em 2017, a iniciativa deixou de ter foco em adolescentes.
  2. O protocolo estipulava que a inserção deveria ocorrer em até 48 horas depois de um evento de aborto, parto regular ou por cesária, antes da liberação da paciente. Juntamente com o dispositivo intrauterino, ou DIU, os implantes formam o conjunto dos métodos contraceptivos reversíveis de longa duração e alta eficácia.

Quais as fontes da informação?

  1. Ferre, Z., Triunfo, P., & Antón, J. I. (2023). Subdermal Contraceptive Implants and Repeat Teenage Motherhood: Evidence from a Major Maternity Hospital‐Based Program in Uruguay. Health Economics, 32(12), 2679-2693.
Imds | Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.