Implementação da Colorado's Family Planning Initiative (CFPI) nos Estados Unidos
Implementação da Colorado's Family Planning Initiative (CFPI) nos Estados Unidos
Qual era o objetivo?
Ampliar o acesso a métodos contraceptivos eficazes para a população de baixa renda e para adolescentes, reduzindo as chances de ocorrência de gravidezes não planejadas.
Onde e quando?
A Colorado’s Family Planning Iniative (CFPI) foi criada em 2009 pela autoridade pública em saúde do estado do Colorado, nos Estados Unidos, e foi descontinuada em 2015. As informações abaixo referem-se a estudos observacionaisOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. que usam dados de nascimentos ocorridos nos condados do estado e em outros estados da federação americana.
Como era o desenho?
Com foco na população de baixa renda e em adolescentes, a iniciativa teve três componentes centrais, financiados usando 23 milhões de dólares doados anonimamente à autoridade pública em saúde do estado do Colorado. A ideia central foi usar a rede de clínicas públicas de saúde dedicadas ao planejamento familiar para ampliar o acesso a métodos contraceptivos eficazes, reduzindo as chances de ocorrência de gravidezes não planejadas. Os serviços priorizavam pessoas com renda de até 150% do nível federal de pobreza e adolescentes, embora a CFPI ofertasse os principais serviços para todos os potenciais usuários interessados.
O primeiro componente da iniciativa foi o financiamento da oferta gratuita ou subsidiada de métodos contraceptivos reversíveis de longa duração e alta eficácia — dispositivos intrauterinos (DIUs) e implantes subdérmicos hormonais —, além de laqueaduras e vasectomias para clientes sem cobertura de seguro para esses procedimentos. Os recursos doados foram alocados proporcionalmente para clínicas de saúde com base no número de usuários e no número predito de inserções. O departamento de saúde do estado monitorava mensalmente o número de clientes atendidos e exigia relatórios com explicações e planos de ação caso os objetivos não fossem alcançados.
O segundo componente da iniciativa foi o treinamento de profissionais de saúde em técnicas de inserção e remoção dos DIUs e implantes e no aconselhamento que precedia e sucedia à inserção. O tipo de aconselhamento dado pautou-se por centrar o serviço no cliente, enfatizando a eficácia dos métodos apresentados e a educação sobre a sua segurança. Por fim, para o apoio operacional, o terceiro componente da iniciativa foi o uso de recursos para estruturar oficinas de capacitação das clínicas na nova gestão de operações — em particular, pagamentos aos provedores, faturamento, e inserção no sistema de monitoramento.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto:
- a iniciativa teve sucesso em expandir o uso de DIUs e implantes hormonais subcutâneos:
- houve redução de 6,2% a 9,6% na taxa de gravidez na adolescência, no horizonte de até 5 anos após o início da implementação, com efeitos concentrados em condados do Colorado que tinham parcelas maiores de sua população vivendo em situação de pobreza [1].
Quais as fontes da informação?
- Lindo, J. M., & Packham, A. (2017). How Much Can Expanding Access to Long-Acting Reversible Contraceptives Reduce Teen Birth Rates?. American Economic Journal: Economic Policy, 9(3), 348-376.
- Kelly, A., Lindo, J. M., & Packham, A. (2020). The Power of the IUD: Effects of Expanding Access to Contraception through Title X Clinics. Journal of Public Economics, 192, 104288.
- Stevenson, A. J., Genadek, K. R., Yeatman, S., Mollborn, S., & Menken, J. A. (2021). The Impact of Contraceptive Access on High School Graduation. Science Advances, 7(19), eabf6732.
- Yeatman, S., Flynn, J. M., Stevenson, A., Genadek, K., Mollborn, S., & Menken, J. (2022). Expanded Contraceptive Access Linked To Increase In College Completion Among Women In Colorado: Study examines the link between expanded contraceptive access and increased college completion among women in Colorado. Health Affairs, 41(12), 1754-1762.
- Flynn, J. (2025). Can Expanding Contraceptive Access Reduce Adverse Infant Health Outcomes?. Journal of Human Resources.
Políticas e Programas Relacionados
Oferta de Implantes Subdérmicos Hormonais para Adolescentes no Centro Hospitalario Pereira Rossell de Montevidéu
Diminuir as chances de que adolescentes que se tornaram mães tivessem outros filhos em um curto espaço de tempo.
Estudo Experimental de Métodos Contraceptivos de Longa Duração em Clínicas da Planned Parenthood Federation of America (PPFA)
Educar provedores de serviços de saúde reprodutiva e ampliar o acesso a métodos contraceptivos eficazes de longa duração.
Programa Teen Options to Prevent Pregnancy (T.O.P.P.) da ONG OhioHealth
Diminuir as chances de que adolescentes que se tornaram mães tivessem outros filhos em um curto espaço de tempo.