Oferta de Bolsas para Centros Hippocampus de Educação Infantil em Carnataca
Oferta de Bolsas para Centros Hippocampus de Educação Infantil em Carnataca
Qual era o objetivo?
Aumentar o acesso de famílias de baixa renda à educação infantil.
Onde e quando?
A oferta de bolsas para os centros da rede Hippocampus ocorreu no ano de 2016, no estado de Carnataca, Índia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 800 crianças.
Como era o desenho?
A escola ofereceu bolsas de 80% a 87% dos custos totais de matrícula e mensalidade para famílias pobres da região, por dois anos de pré-escola. Os centros Hippocampus funcionam das 10 da manhã às 4 da tarde e tem um currículo estruturado com planos de aula desenvolvidos por especialistas da rede, que é transmitido a todos os professores contratados pela rede por oficinas de treinamento de 20 dias.
Além disso, os centros estabelecem metas de aprendizado, que são monitorados por um sistema de avaliações formativas de aprendizagem, de frequência mensal. Estas características dos centros tendem a diferenciar os centros dos centros públicos (anganwadis), a opção que é mais utilizada por famílias da região.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da oferta das bolsas:
- aproximadamente 1 a cada 2 crianças que receberam a oferta para se matricularem nos centros o fizeram, e os motivos mais frequentes para não aceite da oferta incluíram preferência pelos anganwadis e o fato de que, mesmo com a bolsa, o valor seria impeditivo [1];
- aumento de 39% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. em um indicador global de desenvolvimento infantil, contendo informação sobre cognição, linguagem, memória, conhecimentos de matemática, criatividade e motricidade, coletada ao fim da educação infantil [1];
- aumento de 20% de um desvio-padrão no mesmo indicador, 1 ano depois do fim do período de vigência das bolsas, isto é, quando as crianças contempladas se encontravam no fim do primeiro ano de escolarização formal [1];
- no entanto, não foram encontrados efeitos em indicadores de desenvolvimento socioemocional na primeira infância, em nenhum dos horizontes temporais discutidos acima [1].
Quais as fontes da informação?
- Dean, J. T., & Jayachandran, S. (2020). Attending Kindergarten Improves Cognitive Development in India, But All Kindergartens Are Not Equal. Mimeograph.
Vídeos
Políticas e Programas Relacionados
Expansão dos Centros Públicos Head Start de Educação Infantil Durante os Anos 1960 e 1970 nos Estados Unidos
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo preparo para início da vida escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em contextos de vulnerabilidade social.
Centros Comunitários Anganwadi de Saúde e Educação Infantil na Índia
Prover apoio integral ao desenvolvimento e saúde infantis.
Política de Ação Afirmativa e Inclusão Social em Escolas Privadas de Déli
Promover a inclusão social e aumentar a diversidade do corpo discente em escolas particulares, garantindo acesso a alunos de baixa renda.