Mudanças nas Regras de Promoção de Agentes Comunitários no Programa Nacional de Atenção Primária à Saúde de Serra Leoa
Mudanças nas Regras de Promoção de Agentes Comunitários no Programa Nacional de Atenção Primária à Saúde de Serra Leoa
Qual era o objetivo?
Implementar critérios meritocráticos de progressão na carreira para ampliar a cobertura e melhorar a qualidade do cuidado prestado a mães e bebês.
Onde e quando?
Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". conduzido de 2018 a 2019 em Serra Leoa, envolvendo 372 unidades de atenção primária à saúde e aproximadamente 2.000 agentes comunitários.
Como era o desenho?
O programa nacional de atenção primária à saúde materno-infantil de Serra Leoa foi criado em 2012 e escalado nos anos subsequentes. Ele atribui a equipes multi-profissionais a responsabilidade pelo acompanhamento da saúde de gestantes e mães de crianças de um determinado território geográfico. O braço operacional do programa são unidades de saúde integradas por médico, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e um supervisor.¹ Cada unidade provê atendimento sem custo a famílias de 7 a 10 vilas, com foco em:
- educação em saúde, contemplando temas como benefícios do parto em instituições de saúde, e prevenção ou reconhecimento de sintomas de malária, diarreia e pneumonia;
- realização de acompanhamentos de pré-natal e visitas durante o pós-natal;
- acompanhamento de gestantes até unidades de saúde ou hospitais para o parto;
- tratamento de casos de malária e diarreia com baixa gravidade;
- vigilância epidemiológica e encaminhamento para tratamento em unidades de saúde.
Antes da mudança, as promoções eram baseadas exclusivamente em critérios discricionários, sujeitos a favoritismos, e a iniciativa introduziu um sistema de promoção por mérito. Os agentes comunitários foram informados por ligações em que foi lida a seguinte mensagem:
“A partir de agora, o número mensal de atendimentos e a qualidade dos serviços prestados por um agente comunitário de saúde serão os critérios principais para decisões de promoção: na próxima vez que surgir uma vaga de supervisor em uma unidade de saúde, o agente com melhor desempenho na unidade será recomendado aos times distritais de gestão para a posição.”
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto:
- com base nas horas autodeclaradas, o salário por hora dos supervisores era 2,7 vezes maior do que o dos agentes comunitários [1];
- aumento de 22% no número de visitas domiciliares por agentes comunitários para famílias da área de abrangência das unidades participantes, no horizonte de 10 meses após a introdução do sistema de incentivos, sem evidências uma queda paralela na qualidade do serviço — houve, na realidade, aumento de 15% (ou de 1,8 minutosO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa medido em minutos! Por exemplo, um impacto de 2 minutos em um intervalo de tempo que duraria 1 hora na ausência da iniciativa representa um aumento de cerca de 33% (=2/60).) na duração média das visitas [1];
- não foram encontradas evidências de que o novo regime para promoções tenha tido efeitos sobre a focalização dos serviços — distância das famílias até as unidades de saúde e a taxa de membros da família ou amigos dos agentes comunitários não foram afetadas [1,2];
- não foram encontradas evidências de que os efeitos descritos acima tenham sido amplificados por uma iniciativa paralela que introduziu um sistema de incentivos para agentes comunitários e supervisores [2].
- As principais funções dos supervisores consistem em conduzir capacitações mensais para os agentes comunitários — em temas como reconhecimento de agravos em saúde e tratamentos específicos — e em dar devolutivas concretas para melhorias após acompanhamentos in loco de visitas domiciliares. Além de levarem à cabo essas funções essenciais de transmissão de conhecimento, os supervisores também cumprem o papel adicional de legitimar as ações dos agentes perante as comunidades contempladas pelo programa. No contexto de implementação do estudo, esse papel é fundamental, dado que agentes comunitários são tipicamente contratados sem terem experiência prévia na área de saúde.
- Durante a implementação, apenas 9 unidades ficaram vagas. Portanto, os efeitos apresentados quantificam o efeito da meritocracia no desempenho, considerando a expectativa de futuras promoções.
Quais as fontes da informação?
- Deserranno, E., Kastrau, P., & León-Ciliotta, G. (2025). Promotions and Productivity: the Role of Meritocracy and Pay Progression in the Public Sector. American Economic Review: Insights, 7(1), 71-89.
- Deserranno, E., Kastrau, P., & León-Ciliotta, G. (2025). Online Appendix: Promotions and Productivity: the Role of Meritocracy and Pay Progression in the Public Sector.
- Deserranno, E., Caria, S. A., Leon-Ciliotta, G., & Kastrau, P. (2024a). The Allocation of Incentives in Multi-Layered Organizations. Journal of Political Economy.
Políticas e Programas Relacionados
Cresça com Seu Filho e Integração de Estimulação na Primeira Infância às Atividades da Estratégia Saúde da Família em Fortaleza
Integrar ações de desenvolvimento infantil às rotinas dos trabalhadores da atenção primária em saúde.
Participação Comunitária e Instrumentos de Monitoramento da Saúde no Programa Nacional de Atenção Primária de Serra Leoa
Aumentar a cobertura e aprimorar a qualidade do cuidado recebido por mães e bebês.
Participação Comunitária e Instrumentos de Monitoramento de Postos de Saúde em Uganda
Aumentar a cobertura e aprimorar a qualidade do cuidado recebido por mães e crianças.