← voltar para plataforma impacto

Programa de Avaliação Diagnóstica da Azim Premji Foundation em Andhra Pradesh

Publicado em 19/02/2024 Atualizado em 23/04/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Fornecer informações aos professores sobre o desempenho de seus alunos para promover melhorias na pedagogia e no aprendizado.

Onde e quando?

O programa foi implementado em 2005 e 2006 pela instituição indiana Azim Premji Foundation, no estado de Andhra Pradesh, na Índia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 200 escolas.

Como é o desenho?

O programa teve como foco alunos dos anos iniciais da educação básica, em escolas públicas rurais. O principal componente foi uma avaliação diagnóstica, realizada no início do ano letivo. Os principais resultados foram apresentados aos professores por meio de relatórios individuais detalhados de desempenho, com benchmarks da média da escola e da média estadual, além de sugestões sobre como as informações poderiam ser utilizadas para aprimorar o ensino.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:

  • aproximadamente 44% das professoras e professores consideraram o conteúdo dos relatórios como muito útil, 45% consideraram esse conteúdo útil, e apenas 11% revelaram que não consideraram o conteúdo útil [1];
  • aumento de 10% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador de esforço dispendido pelos professores em sala de aula – que capturava, por exemplo, a frequência com que eles ensinavam ativamente seus alunos, faziam perguntas durante a aula, e passavam lição de casa [1];
  • no entanto, não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. nas notas em exames padronizados de Língua ou Matemática ao fim do programa [1];
  • também não foi encontrado efeito estatisticamente significante na taxa de professores presentes em sala de aula durante a implementação [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Muralidharan, K., & Sundararaman, V. (2010). The Impact of Diagnostic Feedback to Teachers on Student Learning: Experimental Evidence from India. The Economic Journal, 120(546), 187-203.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.