Informação sobre Anemia, Subsídios e Incentivos para Diretores de Escolas em Áreas Rurais da China

← voltar para plataforma impacto

Informação sobre Anemia, Subsídios e Incentivos para Diretores de Escolas em Áreas Rurais da China

Publicado em 16/03/2025 Atualizado em 16/03/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Reduzir a prevalência de anemia e minimizar os seus impactos negativos sobre o aprendizado.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada em 2009 e 2010 em províncias da região noroeste da China, como parte de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo uma amostra aleatória de 72 escolas rurais e 3.553 alunos.

Como era o desenho?

Com foco em alunos do 4° e do 5°, a iniciativa teve três componentes principais. Em primeiro lugar, foram fornecidos três tipos de informação aos diretores:

  1. a parcela de alunos com anemia matriculados em sua escola;
  2. descrições de métodos eficazes para reduzir a deficiência de ferro e a anemia, incluindo:
    • suplementação vitamínica;
    • mudanças no consumo de alimentos;
    • a importância de informar os pais sobre casos da doença.
  3. informações sobre a relação entre anemia, frequência escolar, desempenho escolar e desenvolvimento cognitivo.¹

O programa também estruturou um sistema de subsídios para que as escolas tivessem recursos para instaurar iniciativas de combate à anemia.²

Por fim, foi instaurado um sistema de incentivos, segundo o qual cada diretor receberia uma quantia fixa por aluno que tinha passado de anêmico para não anêmico. O valor da quantia foi escolhido para equivaler aproximadamente a 2 meses de salário de um diretor que alcançasse uma redução bem-sucedida de 50% no número total de alunos com anemia.

O que as evidências sugerem?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:

  • a iniciativa aumentou a frequência dos diálogos para troca de informações nutricionais sobre a anemia entre diretores e famílias [1,2];
  • embora os diretores tivessem liberdade para adotar qualquer abordagem de sua escolha, na prática, eles relataram utilizar três estratégias principais:
    • suplementação alimentar com vitaminas, minerais e trigo fortificado com ferro [2];
    • aumento da frequência de refeições com carne vermelha, frutas e vegetais ricos em vitamina C, para promover a absorção de ferro [2];
    • integração das duas abordagens acima [2].
  • redução de 18% a 23% (ou de 4 a 5 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na proporção de crianças anêmicas nas escolas participantes, no horizonte de 6 meses após a implementação [1].
  1. Um exemplo da evidência levada aos pais foi a avaliação de impacto dessa iniciativa de suplementação de ferro e desverminação, implementada em 2001 e 2002, em centros de educação infantil de Déli.
  2. Os orçamentos operacionais das escolas eram limitados e ofereciam pouca flexibilidade para a compra de insumos.

Quais as fontes da informação?

  1. Miller, G., Luo, R., Zhang, L., Sylvia, S., Shi, Y., Foo, P., … & Rozelle, S. (2012a). Effectiveness of Provider Incentives for Anaemia Reduction in rural China: a Cluster Randomised Trial. BMJ345.
  2. Miller, G., Luo, R., Zhang, L., Sylvia, S., Shi, Y., Foo, P., … & Rozelle, S. (2012b). Online Appendix: Effectiveness of Provider Incentives for Anaemia Reduction in rural China: a Cluster Randomised Trial. BMJ345.