Incentivos Financeiros em Torneio de Professores em Escolas Rurais na China
Incentivos Financeiros em Torneio de Professores em Escolas Rurais na China
Qual era o objetivo?
Remunerar professores pelos ganhos de aprendizado dos alunos sob sua responsabilidade.
Onde e quando?
Os incentivos foram implementados em 2016 na província de Shaanxi, no Leste da China, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 216 escolas e aproximadamente 7.500 alunos.
Como era o desenho?
O sistema de incentivos teve vigência de 1 ano e foco em professores e alunos em escolas rurais do 6° ano.
O desenho seguiu uma estrutura de torneio, com um modelo de remuneração que pagava ao professor um bônus anual de valor proporcional ao percentil médio da nota de alunos sob sua responsabilidade em exames padronizados de Matemática, com percentis computados dentro de categorias de alunos com desempenho similar no ano letivo anterior.
A ideia central desse último aspecto do desenho era a de mitigar o risco de que os professores focassem em seus alunos mais fracos – como no caso em que a remuneração se baseasse na evolução média das notas – ou nos mais fortes – como no caso em que a remuneração se baseasse no nível das mesmas, ao fim do ano.
Os valores das recompensas foram calibrados para que o bônus máximo equivalesse a aproximadamente 1 salário mensal e meio.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do sistema de incentivos induzido pelo torneio:
- aumento de 13% a 15% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. nas notas em um exame padronizado, aplicado ao fim do ano letivo [1];
- não foram encontradas evidências de que alunos que tinham mais conhecimento em Matemática no ano anterior tenham se beneficiado mais do que alunos que tinham menos, sugerindo que o desenho do sistema de incentivos pode ter mitigado os riscos descritos acima [1];
- quando comparado com desenhos mais típicos de sistemas de incentivos para professores, implementados no mesmo período e contexto, o desenho gerou resultados estritamente melhores sobre os indicadores de aprendizado considerados acima [1].
Quais as fontes da informação?
- Loyalka, P., Sylvia, S., Liu, C., Chu, J., & Shi, Y. (2019). Pay By Design: Teacher Performance Pay Design and the Distribution of Student Achievement. Journal of Labor Economics, 37(3), 621-662.
Políticas e Programas Relacionados
Act 10 e Adoção de Regimes Flexíveis de Remuneração de Professores em Wisconsin
Dar mais autonomia a redes escolares para estabelecer os critérios de remuneração de seus professores.
Compensação Adicional para Professores no North Carolina Bonus Program
Aprimorar a qualidade da instrução em Matemática, Ciências e Educação Especial em escolas públicas com alto contingente de alunos socialmente vulneráveis.
Project on Incentives in Teaching (POINT) em Nashville
Premiar professores por ganhos extraordinários de desempenho de seus alunos em exames padronizados.