← voltar para plataforma impacto

Certificação e Aumento de Salário de Professores em Escolas Públicas da Indonésia

Publicado em 30/03/2024 Atualizado em 30/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Aumentar a motivação e o esforço dos professores de escolas públicas.

Onde e quando?

As medidas foram implementadas por uma lei promulgada em 2005 pelo governo da Indonésia, e faseadas com base em critérios de senioridade dos professores, por um período de 10 anos. Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". que manipulou a velocidade de adoção das medidas para os professores de uma amostra de 320 escolas que ofertavam os anos de 1° a 9°, representativa a nível nacional.

Como é o desenho?

As medidas estipularam que professores de escolas públicas que completassem um processo de certificação receberiam um aumento permanente de 100% de seu salário base.

Embora os primeiros projetos de lei incluíssem uma avaliação externa do conhecimento dos professores e de suas práticas pedagógicas, houve uma oposição forte das associações de professores, e o processo de certificação passou a incluir apenas a submissão de um portfólio de materiais. Durante o período, além disso, professores que não conseguiram obter a certificação após análise de materiais tiveram que receber 2 semanas de treinamento adicional e puderam, então, obter a certificação e o aumento.

Na prática, a reforma elevou os salários dos professores do 50° para o 90° percentil da distribuição salarial de pessoas do país com diplomas universitários.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal:

  • redução de 18% (ou de 9 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%. ) na taxa de professores que revelaram estar enfrentando problemas financeiros e aumento de 12% a 15% (ou de 7 a 9 pontos percentuais) na taxa de professores que se consideravam satisfeitos com sua renda total, de 2 a 3 anos depois da implementação [1];
  • redução de 12% a 19% (ou de 4 a 6 pontos percentuais) na taxa de professores que tinham um segundo trabalho, no mesmo horizonte temporal [1];
  • não foram encontradas evidências sistemáticas de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. em indicadores de frequência do professor, também no horizonte temporal de 2 a 3 anos depois da implementação [1]
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes nas notas dos alunos que eram acompanhados pelos professores que receberam a certificação em exames padronizados de Matemática, Língua Indonésia, Língua Inglesa e Ciências Naturais, ainda no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. De Ree, J., Muralidharan, K., Pradhan, M., & Rogers, H. (2018). Double for Nothing? Experimental Evidence on an Unconditional Teacher Salary Increase in Indonesia. The Quarterly Journal of Economics, 133(2), 993-1039.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.