Atividades de Exercício do Raciocínio Matemático em Pré-Escolas da ONG Pratham em Déli
Atividades de Exercício do Raciocínio Matemático em Pré-Escolas da ONG Pratham em Déli
Qual era o objetivo?
Diminuir disparidades no preparo para a vida escolar futura de crianças de diferentes níveis socioeconômicos.
Onde e quando?
As atividades do currículo foram implementadas durante o ano de 2014, em Déli, na Índia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo cerca de 1.500 crianças, matriculadas em 214 centros de educação infantil gerenciados pela ONG Pratham.
Como era o desenho?
A ideia central da iniciativa, que teve duração total de 4 meses, foi a de instaurar práticas pedagógicas de apoio ao desenvolvimento do raciocínio matemático sobre numerosidade e geometria, principalmente no nível não-simbólico —conectado, portanto, a conceitos que as crianças usariam de forma mais intuitiva e espontânea. A base pedagógica do estudo, inspirada nas ciências cognitivas da aprendizagem, é que o aprendizado futuro da matemática simbólica ensinada na escola seria facilitado por atividades que exercitassem essas habilidades intuitivas durante a pré-escola.¹
Para operacionalizar a implementação em escala, a Pratham contratou professores, treinando-os em um currículo relativamente simples, que foi transmitido em oficinas de 2 a 4 dias de treinamento. As atividades ocorreram em 3 sessões de 1 hora por semana e envolviam 5 tipos de jogos com estrutura padronizada e vários níveis de dificuldade, para grupos de 4 a 6 crianças. Em um deles, por exemplo, as crianças foram estimuladas a comparar o número de bolinhas azuis e vermelhas em dois conjuntos dispostos em um quadro, respondendo qual dos conjuntos era maior. Em um segundo jogo, elas trabalharam a habilidade de reconhecer padrões em formas geométricas, escolhendo a forma desviante.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências:
- o custo total da introdução das atividades foi de 316 dólares para cada grupo de alunos [1];
- no curto prazo, de 1 a 3 meses depois do fim da implementação, a iniciativa teve impacto positivo de 25% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. na nota agregada em um exame padronizado de Matemática:
- houve aumento de 42% de um desvio-padrão nos itens do exame que abordavam sensibilidade numérica e geométrica, parte relevante do conhecimento matemático não-simbólico enfatizada pelo currículo [1];
- além disso, houve aumento de 13% de um desvio-padrão nos itens do exame que abordavam conhecimento simbólico —como os nomes das formas geométricas e símbolos ou palavras para números—, o que sugere que a iniciativa também foi capaz de formar habilidades não diretamente contempladas pelo currículo [1].²
- em exames padronizados coletados no meio e no fim do primeiro ano da educação básica, de 6 a 15 meses depois do fim da implementação da iniciativa, o impacto positivo sobre a nota agregada decaiu para 12% a 14% de um desvio-padrão:
- os efeitos sobre itens que mediam conhecimento não-simbólico se mantiveram em um patamar similar ao observado no curto prazo, próximo a 30% de um desvio-padrão em ambas as provas [1];
- no entanto, os efeitos sobre o conhecimento matemático de tipo simbólico decaíram, atingindo de 2,5% e 4,1% e se tornaram estatisticamente insignificantesChamam-se de estatisticamente insignificantes as estimativas de impacto que não são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. [1].
- Os centros de educação da ONG seguem um currículo voltado para o desenvolvimento integral, em seus aspectos físico, de linguagem, cognitivo, socioemocional e criativo.
- Nesse horizonte temporal, não foram encontradas evidências de efeitos em indicadores de funções executivas, focados na mensuração do controle inibitórioO controle inibitório é uma das funções executivas, o conjunto de processos mentais necessários em qualquer atividade que exija dispêndio de atenção e concentração. Um dos aspectos fundamentais do controle inibitório é o autocontrole, que envolve tanto o controle sobre o comportamento quanto sobre as emoções envolvidas no controle do comportamento (como a sensação que sucede ao adiamento de gratificações). Outro aspecto fundamental é a inibição cognitiva de interferências, que permite a atenção seletiva durante atividades que exigem foco. Quando recrutado com as outras funções executivas, como a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva, o controle inibitório permite a realização de tarefas de alto grau de complexidade, como a resolução de problemas e o planejamento de longo prazo..
Quais as fontes da informação?
- Dillon, M. R., Kannan, H., Dean, J. T., Spelke, E. S., & Duflo, E. (2017a). Cognitive Science in the Field: A Preschool Intervention Durable Enhances Intuitive but Not Formal Mathematics. Science, 357(6346), 47-55.
- Dillon, M. R., Kannan, H., Dean, J. T., Spelke, E. S., & Duflo, E. (2017b). Supplementary Materials for Cognitive Science in the Field: A Preschool Intervention Durable Enhances Intuitive but Not Formal Mathematics.
Políticas e Programas Relacionados
Exercícios de Autorregulação em Centros Head Start de Educação Infantil nos Estados Unidos
Integrar à educação infantil atividades voltadas ao exercício da capacidade de autorregulação.
Estudo Experimental de Atividades de Alfabetização em Syracuse
Testar formas de aumentar a prontidão de crianças para a aquisição futura de habilidades de leitura.
Programa Ready4K de Mensagens de Estímulo à Alfabetização em São Francisco
Estimular o engajamento de pais ou cuidadores de alunos na pré-escola com atividades voltadas à alfabetização e ao letramento das crianças no ambiente doméstico.