Estudo Experimental de Métodos Contraceptivos de Longa Duração em Clínicas da Planned Parenthood Federation of America (PPFA)

← voltar para plataforma impacto

Estudo Experimental de Métodos Contraceptivos de Longa Duração em Clínicas da Planned Parenthood Federation of America (PPFA)

Publicado em 08/06/2025 Atualizado em 08/06/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Educar provedores de serviços de saúde reprodutiva e ampliar o acesso a métodos contraceptivos eficazes de longa duração.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada entre os anos de 2011 e 2013, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 40 clínicas de saúde da Planned Parenthood Federation of America (PPFA) nos Estados Unidos, e 1.500 mulheres de 18 a 25 anos recrutadas em seções de 40 clínicas de planejamento familiar, que expressaram não terem intenção de engravidar.

Como era o desenho?

A ideia central do experimento foi testar um novo modelo de educação de provedores em clínicas de saúde reprodutiva, que fosse capaz de estimulá-los a integrar aconselhamento e disponibilização de métodos contraceptivos reversíveis de longa duração e alta eficácia — dispositivos intrauterinos (DIUs) e implantes subdérmicos hormonais — aos cuidados prestados rotineiramente.

Para tanto, a iniciativa contou com três componentes centrais. Em primeiro lugar, as clínicas receberam um treinamento de 4 horas, que abordou o conhecimento dos profissionais sobre métodos contraceptivos e discutiu como deveria ocorrer o aconselhamento. Nessa parte, foi apresentado o gráfico de eficácia contraceptiva hierarquizado da Organização Mundial da Saúde e recomendações sobre como investigar intenções reprodutivas (por exemplo, usando perguntas abertas).

Também foi reforçada a prática de aconselhamento centrado na paciente, com tomada de decisão compartilhada, e debatidas questões éticas específicas aos métodos de longa duração. Além disso, os participantes assistiram a um vídeo que ilustrava a integração bem-sucedida dos métodos na prática clínica.

O segundo componente central foi o treinamento para inserção de DIUs e implantes, agendado separadamente pelo fabricante. Ambos os treinamentos deram origem a certificações para os participantes. Por fim, o terceiro componente foi o suporte técnico na nova gestão de operações — em particular, pagamentos aos provedores e faturamento.

O que as evidências sugerem?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:

  • a iniciativa teve sucesso em expandir o acesso a implantes subdérmicos entre jovens de menos de 20 anos, que constituíam o grupo-alvo, em 67% (ou 11 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).), no período de aproximadamente  2 anos em que esteve em operação [1];
  • foram encontradas evidências de que as mulheres do público-alvo tiveram reduções nas taxas de gravidez, com redução de 19% (ou de 3,5 pontos percentuais), embora o resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1]
  1. Um exercício de descrição de impactos em diferentes amostras apresentado no artigo revela que os efeitos foram mais precisamente estimados e tem maior magnitude (da ordem de 49% ou 7,5 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na amostra de mulheres recrutadas para o estudo em visitas para planejamento familiar, quando comparadas àquelas que tinham procurado a clínica para realizar abortos.

Quais as fontes da informação?

  1. Harper, C. C., Rocca, C. H., Thompson, K. M., Morfesis, J., Goodman, S., Darney, P. D., … & Speidel, J. J. (2015). Reductions in Pregnancy Rates in the USA with Long-Acting Reversible Contraception: a Cluster Randomised Trial. The Lancet, 386(9993), 562-568.
Imds | Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.