Estudo Experimental de Métodos Contraceptivos de Longa Duração em Clínicas da Planned Parenthood Federation of America (PPFA)
Estudo Experimental de Métodos Contraceptivos de Longa Duração em Clínicas da Planned Parenthood Federation of America (PPFA)
Qual era o objetivo?
Educar provedores de serviços de saúde reprodutiva e ampliar o acesso a métodos contraceptivos eficazes de longa duração.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada entre os anos de 2011 e 2013, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 40 clínicas de saúde da Planned Parenthood Federation of America (PPFA) nos Estados Unidos, e 1.500 mulheres de 18 a 25 anos recrutadas em seções de 40 clínicas de planejamento familiar, que expressaram não terem intenção de engravidar.
Como era o desenho?
A ideia central do experimento foi testar um novo modelo de educação de provedores em clínicas de saúde reprodutiva, que fosse capaz de estimulá-los a integrar aconselhamento e disponibilização de métodos contraceptivos reversíveis de longa duração e alta eficácia — dispositivos intrauterinos (DIUs) e implantes subdérmicos hormonais — aos cuidados prestados rotineiramente.
Para tanto, a iniciativa contou com três componentes centrais. Em primeiro lugar, as clínicas receberam um treinamento de 4 horas, que abordou o conhecimento dos profissionais sobre métodos contraceptivos e discutiu como deveria ocorrer o aconselhamento. Nessa parte, foi apresentado o gráfico de eficácia contraceptiva hierarquizado da Organização Mundial da Saúde e recomendações sobre como investigar intenções reprodutivas (por exemplo, usando perguntas abertas).
Também foi reforçada a prática de aconselhamento centrado na paciente, com tomada de decisão compartilhada, e debatidas questões éticas específicas aos métodos de longa duração. Além disso, os participantes assistiram a um vídeo que ilustrava a integração bem-sucedida dos métodos na prática clínica.
O segundo componente central foi o treinamento para inserção de DIUs e implantes, agendado separadamente pelo fabricante. Ambos os treinamentos deram origem a certificações para os participantes. Por fim, o terceiro componente foi o suporte técnico na nova gestão de operações — em particular, pagamentos aos provedores e faturamento.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:
- a iniciativa teve sucesso em expandir o acesso a implantes subdérmicos entre jovens de menos de 20 anos, que constituíam o grupo-alvo, em 67% (ou 11 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).), no período de aproximadamente 2 anos em que esteve em operação [1];
- foram encontradas evidências de que as mulheres do público-alvo tiveram reduções nas taxas de gravidez, com redução de 19% (ou de 3,5 pontos percentuais), embora o resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1].¹
- Um exercício de descrição de impactos em diferentes amostras apresentado no artigo revela que os efeitos foram mais precisamente estimados e tem maior magnitude (da ordem de 49% ou 7,5 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na amostra de mulheres recrutadas para o estudo em visitas para planejamento familiar, quando comparadas àquelas que tinham procurado a clínica para realizar abortos.
Quais as fontes da informação?
- Harper, C. C., Rocca, C. H., Thompson, K. M., Morfesis, J., Goodman, S., Darney, P. D., … & Speidel, J. J. (2015). Reductions in Pregnancy Rates in the USA with Long-Acting Reversible Contraception: a Cluster Randomised Trial. The Lancet, 386(9993), 562-568.
Políticas e Programas Relacionados
Oferta de Implantes Subdérmicos Hormonais para Adolescentes no Centro Hospitalario Pereira Rossell de Montevidéu
Diminuir as chances de que adolescentes que se tornaram mães tivessem outros filhos em um curto espaço de tempo.
Implementação da Colorado's Family Planning Initiative (CFPI) nos Estados Unidos
Ampliar o acesso a métodos contraceptivos eficazes para a população de baixa renda e para adolescentes, reduzindo as chances de ocorrência de gravidezes não planejadas.
Programa Teen Options to Prevent Pregnancy (T.O.P.P.) da ONG OhioHealth
Diminuir as chances de que adolescentes que se tornaram mães tivessem outros filhos em um curto espaço de tempo.