Extensão da Jornada Escolar em Escolas Públicas Primárias de Baixo Desempenho na Flórida
Extensão da Jornada Escolar em Escolas Públicas Primárias de Baixo Desempenho na Flórida
Qual era o objetivo?
Aumentar o tempo dedicado à instrução, com foco em habilidades de leitura, para elevar os níveis de aprendizado.
Onde e quando?
A iniciativa foi adotada em 2012, na Flórida, Estados Unidos. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. que utiliza dados de 2012 e 2013.
Como era o desenho?
Foi instituído por legislação estadual que as escolas com pior desempenho agregado em avaliações de Língua Inglesa aumentariam a jornada escolar diária em 1 hora, com foco na formação de habilidades de leitura.¹ A medida exigiu que os seguintes componentes fossem considerados para planejamento do tempo adicional de instrução:
- as práticas pedagógicas utilizadas deveriam ser baseadas em pesquisas;
- as atividades deveriam ser adaptadas à capacidade dos alunos;
- as atividades deveriam ser pautadas pela consideração da consciência fonêmica, instrução fônica, fluência, vocabulário e compreensão;
- os alunos deveriam ter prática guiada;
- e os alunos deveriam ler o material das aulas de Estudos Sociais, Ciências e Matemática durante o tempo adicional de instrução.
Para operacionalizar o programa, que teve custo estimado de 800 dólares americanos por aluno, o governo estadual da Flórida aumentou substancialmente os fundos ligados à instrução acadêmica suplementar e à instrução de habilidades de leitura baseada em evidências científicas.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da medida de extensão da jornada escolar, em escolas próximas ao corte utilizado para definir o desempenho mínimo necessário:
- aumento de 4,4% a 8,5% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. nas notas de Língua Inglesa de 4° e 5° ano dos alunos contemplados pelo tempo adicional, no exame padronizado estadual, 1 ano após a implementação [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. nas notas de Matemática, no mesmo exame e horizonte dos resultados acima [1].
- No ano de 2013, a legislação determinou que as 100 piores escolas teriam jornada escolar estendida. Em 2014, foi determinado que as 300 piores escolas participariam da iniciativa. O indicador usado para ordenar as escolas combinava a porcentagem de alunos na escola com nível pelo menos satisfatório no Florida Comprehensive Assessment Tests e os ganhos anuais agregados da escola na prova.
Quais as fontes da informação?
- Figlio, D., Holden, K. L., & Ozek, U. (2018). Who Benefits from Longer School Days? Regression Discontinuity Evidence from Florida’s Additional Hour of Literacy Instruction. Economics of Education Review, 67, 171-183.
Políticas e Programas Relacionados
Reforma de 2004 no Financiamento de Escolas Primárias em Israel
Reduzir desigualdades em indicadores educacionais.
Plano Qualità e Merito e Grupos de Estudo no Contraturno em Estados do Sul da Itália
Diminuir desigualdades regionais e locais em indicadores de aprendizado.
Adoção do Ensino em Turno Integral em Escolas Públicas da Colômbia na Década de 2000
Aprimorar os níveis de aprendizado por meio do aumento dos turnos escolares.