Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Extensão da Jornada Escolar em Escolas Públicas Primárias de Baixo Desempenho na Flórida
Extensão da Jornada Escolar em Escolas Públicas Primárias de Baixo Desempenho na Flórida
Qual o objetivo?
Aumentar o tempo dedicado à instrução, com foco em habilidades de leitura, para elevar os níveis de aprendizado.
Onde e quando?
A iniciativa foi adotada em 2012, na Flórida, Estados Unidos. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags da página são formas tipicamente escolhidas para contornar esse problema! que utiliza dados de 2012 e 2013.
Como é o desenho?
Foi instituído por legislação estadual que as escolas com pior desempenho agregado em avaliações de Língua Inglesa aumentariam a jornada escolar diária em 1 hora, com foco na formação de habilidades de leitura.¹ A medida exigiu que os seguintes componentes fossem considerados para planejamento do tempo adicional de instrução:
- as práticas pedagógicas utilizadas deveriam ser baseadas em pesquisas;
- as atividades deveriam ser adaptadas à capacidade dos alunos;
- as atividades deveriam ser pautadas pela consideração da consciência fonêmica, instrução fônica, fluência, vocabulário e compreensão;
- os alunos deveriam ter prática guiada;
- e os alunos deveriam ler o material das aulas de Estudos Sociais, Ciências e Matemática durante o tempo adicional de instrução.
Para operacionalizar o programa, que teve custo estimado de 800 dólares americanos por aluno, o governo estadual da Flórida aumentou substancialmente os fundos ligados à instrução acadêmica suplementar e à instrução de habilidades de leitura baseada em evidências científicas.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da medida de extensão da jornada escolar, em escolas próximas ao corte utilizado para definir o desempenho mínimo necessário:
- aumento de 4,4% a 8,5% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. nas notas de Língua Inglesa de 4° e 5° ano dos alunos contemplados pelo tempo adicional, no exame padronizado estadual, 1 ano após a implementação [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. nas notas de Matemática, no mesmo exame e horizonte dos resultados acima [1].
- No ano de 2013, a legislação determinou que as 100 piores escolas teriam jornada escolar estendida. Em 2014, foi determinado que as 300 piores escolas participariam da iniciativa. O indicador usado para ordenar as escolas combinava a porcentagem de alunos na escola com nível pelo menos satisfatório no Florida Comprehensive Assessment Tests e os ganhos anuais agregados da escola na prova.
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Figlio, D., Holden, K. L., & Ozek, U. (2018). Who Benefits from Longer School Days? Regression Discontinuity Evidence from Florida’s Additional Hour of Literacy Instruction. Economics of Education Review, 67, 171-183.
Eixos de busca
Área
EducaçãoIndicador afetado
AlfabetizaçãoAprendizado de LínguaAprendizado de MatemáticaNotas em exames padronizadosTipo de programa
Aumento do tempo escolar dedicado à instruçãoPúblico-alvo
Alunos de escolas públicasAlunos do Ensino Fundamental IAlunos do Ensino Fundamental IIEscolas de baixo desempenhoRegião
América do NortePaís
Estados UnidosEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.