Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Expansão do Sistema Público de Educação Infantil na Argentina
Expansão do Sistema Público de Educação Infantil na Argentina
Qual o objetivo?
Ampliar acesso à educação infantil para criar novas competências e preparar crianças para o início da vida escolar
Onde e quando?
A expansão ocorreu entre os anos de 1993 e 1999 na Argentina, quando foram criadas aproximadamente 185 mil vagas na educação infantil.
Como é o desenho?
Para rateio dos recursos usados no financiamento da expansão, o governo utilizou uma regra de alocação baseada num índice de necessidades básicas construído com dados do Censo de 1991, que priorizava áreas pobres com baixas taxas de matrícula na educação infantil.
A expansão foi acompanhada pela formulação de diretrizes curriculares que privilegiavam: (i) habilidades de comunicação; (ii) habilidades sociais (iii) habilidades emocionais (iv) habilidades lógico-matemáticas (v) autonomia pessoal e habilidades comportamentais.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da expansão:
- aumento de 13% a 29% de um desvio-padrão em um exame padronizado de Língua Espanhola no 3º ano do Ensino Fundamental, para cada ano a mais de frequência em um centro de educação infantil [1];
- aumento de 16% a 33% de um desvio-padrão em um exame padronizado de Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental, para cada ano a mais de frequência em um centro de educação infantil [1];
- os efeitos descritos acima são maiores para os alunos que estudavam em municípios com alta taxa de famílias vivendo em situação de pobreza [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Berlinski, S., Galiani, S., & Gertler, P. (2009). The Effect of Pre-Primary Education on Primary School Performance. Journal of Public Economics, 93(1-2), 219-234.
Eixos de busca
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Universalização do Acesso a Pré-Escolas Públicas em Oklahoma
Ampliar o acesso à educação infantil para criar novas competências e preparar crianças para o início da vida escolar.
Re-estruturação do Sistema de Educação Infantil pelo Kindergarten Act na Noruega
Instituir por lei o conjunto de estratégias para a educação infantil (creches e pré-escolas).
Expansão dos Centros Públicos de Educação Infantil na Alemanha Durante a Década de 1990
Aumentar a cobertura dos serviços voltados à educação infantil (creches e pré-escolas).