← voltar para plataforma impacto

Acesso a Creches Públicas para Crianças de 1 a 2 anos em Oslo

Publicado em 01/04/2024 Atualizado em 02/04/2024
Compartilhe:

Onde e quando?

As creches públicas e privadas estudadas são operadas pela autoridade municipal de Oslo, Noruega. Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". que utiliza dados de crianças e mães inscritas em loterias que concederam vagas para estas creches entre 2005 e 2010.

Como é o desenho?

No período estudado, a contribuição dos pais era limitada a cerca de 2.500 kroneres noruegueses (ou aproximadamente 338 dólares em 2005) por mês para uma vaga em tempo integral, com subsídios para famílias de baixa renda.

Os serviços de educação infantil são regulamentados, com disposições sobre qualificação dos educadores, número de crianças por professor, tamanho da área de recreação e orientação educacional. À época do estudo, os centros ficavam abertos de 7 às 17 horas, tinham tamanho máximo de turma 20 alunos, e razão mínima de 3 educadores com curso de ensino superior em educação infantil para cada 10 crianças.

Por fim, os conteúdos curriculares e práticas pedagógicas eram inspirados pela tradição de pedagogia social, de acordo com a qual as crianças devem desenvolver habilidades sociais, linguísticas e físicas por meio do brincar e da aprendizagem informal.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal das ofertas de vagas:

  • redução de quase 3 meses (de 19 para 16 meses) na idade em que as crianças que receberam ofertas iniciaram seu período na educação infantil, aumentando em 36 pontos percentuais a taxa de crianças que começaram a frequentar berçários e creches com menos de 1 ano e meio [1];
  • aumento de 16% a 17% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. nas notas em exames padronizados de habilidades percursoras da alfabetização e do letramento, e de 10% a 11% nas notas em exames padronizados de Matemática, ambos feitos quando as crianças tinham de 6 a 7 anos de idade, com efeitos particularmente pronunciados para as filhas e filhos de mães menos escolarizadas e de baixa renda  [1];
  • redução de 32% (ou 3,2 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de crianças que não alcançavam o nível mínimo considerado adequado no exame de Língua, e de edução de 50% (ou 2,0 pontos percentuais) na taxa de crianças que não alcançavam o nível mínimo considerado adequado no exame de Matemática, no mesmo horizonte temporal [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Drange, N., & Havnes, T. (2019). Early Childcare and Cognitive Development: Evidence from an Assignment Lottery. Journal of Labor Economics.
    .

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.