← voltar para plataforma impacto

Universalização do Acesso a Pré-Escolas Públicas em Oklahoma

Publicado em 29/02/2024 Atualizado em 27/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Ampliar o acesso à educação infantil para criar novas competências e preparar crianças para o início da vida escolar.

Onde e quando?

As iniciativas foram implementadas no ano de 1998, em Oklahoma, nos Estados Unidos. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacional que usou dados de aproximadamente 3.500 crianças em idade pré-escolar na cidade de Tulsa.

Como é o desenho?

As medidas de universalização tiveram como foco crianças de 4 anos e foram acompanhadas do estabelecimento de padrões de qualidade para funcionamento das pré-escolas. Assim, por exemplo, o tamanho dos grupos foi fixado em, no máximo, 20 alunos, e a proporção de crianças e educadores foi fixada em, no máximo, 10 para 1. Além disso, foi requerido que todos os professores dos centros de educação infantil tivessem ensino superior completo e cursos de qualificação em educação infantil.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal dos esforços de universalização:

  • aumento de 39% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador desenvolvimento cognitivo e conhecimentos apropriados para a idade, 1 ano e meio após a instauração da iniciativa;
  • aumento de 38% de um desvio-padrão em um indicador de desenvolvimento da linguagem, no mesmo horizonte temporal [1];
  • aumento de 24% de um desvio-padrão em um indicador de coordenação motora, ainda no mesmo horizonte temporal [1];
  • não foi encontrado efeito sobre um indicador de desenvolvimento socioemocional, embora este resultado possa ter sido consequência de efeito teto nos instrumentos utilizados [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Gormley, W. T., & Gayer, T. (2005). Promoting School Readiness in Oklahoma: An Evaluation of Tulsa’s Pre-K Program. Journal of Human Resources40(3), 533-558.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.