Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Expansão de Vagas Públicas de Pré-Escola no Uruguai
Expansão de Vagas Públicas de Pré-Escola no Uruguai
Qual o objetivo?
Ampliar o acesso à educação infantil para criar novas competências que preparassem crianças para o início da vida escolar.
Onde e quando?
A expansão ocorreu entre 1995 e 2004, no Uruguai. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags da página são formas tipicamente escolhidas para contornar esse problema! que usa dados de crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, observados entre 2001 e 2005, que estavam em idade pré-escolar nos anos em que a expansão ocorreu.
Como é o desenho?
O componente central da expansão foi o financiamento da abertura de novas salas de pré-escola em escolas onde eram ofertados os anos iniciais da educação básica (por exemplo, o 1° ano).
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da expansão:
- entre 1995 e 2004, o número de alunos inscritos na educação infantil aumentou 76% [1];
- crianças que frequentaram pré-escola aos 4 ou 5 anos vivenciaram aumento de 17% a 26% (ou de 0,79 a 1,03 anoO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em anos! Por exemplo, um impacto de 1 ano para crianças que, na ausência da iniciativa, teriam 10 anos de escolaridade representa um aumento de 10% (=1/10).) no número total de anos de estudo alcançados aos 15 anos de idade [1];
- há evidências de que os efeitos acima foram mais pronunciados entre crianças de contextos familiares mais vulneráveis [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Berlinski, S., Galiani, S., & Manacorda, M. (2008). Giving Children a Better Start: Preschool Attendance and School-age Profiles. Journal of Public Economics, 92(5-6), 1416-1440.
Eixos de busca
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Early Training Project de Apoio ao Desenvolvimento na Primeira Infância no Tennessee
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo aproveitamento escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar em contextos de vulnerabilidade social.
Acesso a Creches Públicas para Crianças de 1 a 2 anos em Oslo
Expandir o acesso à serviços de saúde infantil para crianças mais novas.
Programa Infant Health and Development de Apoio ao Desenvolvimento Infantil nos Estados Unidos
Oferecer apoio ao desenvolvimento de crianças que nasceram com baixo peso ou prematuras.