Expansão de Vagas Públicas de Pré-Escola no Uruguai
Expansão de Vagas Públicas de Pré-Escola no Uruguai
Qual era o objetivo?
Ampliar o acesso à educação infantil para criar novas competências que preparassem crianças para o início da vida escolar.
Onde e quando?
A expansão ocorreu entre 1995 e 2004, no Uruguai. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. que usa dados de crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, observados entre 2001 e 2005, que estavam em idade pré-escolar nos anos em que a expansão ocorreu.
Como era o desenho?
O componente central da expansão foi o financiamento da abertura de novas salas de pré-escola em escolas onde eram ofertados os anos iniciais da educação básica (por exemplo, o 1° ano).
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da expansão:
- entre 1995 e 2004, o número de alunos inscritos na educação infantil aumentou 76% [1];
- crianças que frequentaram pré-escola aos 4 ou 5 anos vivenciaram aumento de 17% a 26% (ou de 0,79 a 1,03 anoO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em anos! Por exemplo, um impacto de 1 ano para crianças que teriam 10 anos de escolaridade na ausência da iniciativa representa um aumento de 10% (=1/10).) no número total de anos de estudo alcançados aos 15 anos de idade [1];
- há evidências de que os efeitos acima foram mais pronunciados entre crianças de contextos familiares mais vulneráveis [1].
Quais as fontes da informação?
- Berlinski, S., Galiani, S., & Manacorda, M. (2008). Giving Children a Better Start: Preschool Attendance and School-age Profiles. Journal of Public Economics, 92(5-6), 1416-1440.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) no Ceará
Alfabetizar todos os alunos das redes públicas de ensino até os sete anos de idade.
Programa Bidan Di Desa de Planejamento Familiar e Atenção Primária à Saúde na Indonésia
Reduzir a morbidade e mortalidade materna em regiões com baixa cobertura de serviços de saúde.
Incentivos Financeiros para Supervisores de Unidades de Saúde no Programa Nacional de Atenção Primária de Serra Leoa
Aumentar a cobertura e aprimorar a qualidade do cuidado oferecido pelos equipamentos públicos responsáveis pela atenção primária à saúde materno-infantil.