Estudo sobre Evolução de Habilidades de Linguagem de Alunos de Centros Head Start nos Estados Unidos

← voltar para plataforma impacto

Estudo sobre Evolução de Habilidades de Linguagem de Alunos de Centros Head Start nos Estados Unidos

Estudo estatístico
Publicado em 05/01/2026 Atualizado em 06/02/2026
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Caracterizar as principais habilidades determinantes para a formação de leitores proficientes durante o fim da pré-escola e o período de alfabetização.

Onde e quando?

As informações abaixo referem-se a um estudo estatístico observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. que utiliza dados longitudinais de uma amostra de 624 crianças matriculadas em 8 centros de educação infantil Head Start entre 1991 e 1994. Durante o período de acompanhamento, as crianças participaram de 6 coletas de dados, todo ano até o 4° ano escolar.

Como era o desenho?

O principal objetivo do estudo foi fornecer uma descrição da evolução conjunta de habilidades que são suporte ao desenvolvimento da acurácia e da compreensão leitora. Para tanto, os autores coletaram dados sobre três construtos centrais na amostra:

  1. habilidades de linguagem oral, incluindo testes de vocabulário expressivo e vocabulário receptivo, e testes que caracterizaram a qualidade das narrativas de crianças a partir de textos lidos a elas;
  2. habilidades emergentes de leitura relacionadas ao funcionamento do código escrito, incluindo 12 testes que mediam a consciência fonológicaA consciência fonológica é a capacidade de reconhecer e manipular os sons da fala, independentemente de sua representação escrita. Essa habilidade se manifesta em provas por meio de tarefas como subtração de fonemas de palavras, segmentação de palavras em sílabas e identificação de rimas, que exigem que crianças reconheçam e manipulem os sons nas palavras faladas., noções sobre o funcionamento da língua escrita e, mais adiante na vida das crianças, conhecimento sobre decodificação a partir correspondências entre fonemas e grafemas;
  3. testes de leitura, focados tanto na acurácia da leitura quanto na compreensão do que tinha sido lido pelo aluno.

A pesquisa envolveu dois passos centrais. No primeiro, foram utilizados métodos de análise fatorial confirmatória para a formação de grupos de habilidades e para a extração de fatores latentesEm estudos de avaliação de políticas públicas e programas sociais, fatores latentes são características que não são observadas diretamente na amostra, mas que pesquisadores conseguem estimar a partir de um conjunto de respostas ou indicadores. Um fator latente funciona como um índice sintético: ele combina várias respostas observadas, atribui pesos diferentes a cada item conforme padrões encontrados nos dados e produz uma medida contínua. Esses fatores ajudam a reduzir a complexidade dos dados e a medir construtos abstratos de maneira consistente. que refletissem construtos gerais, com variabilidade comum. Na etapa subsequente, modelos estatísticos de equações simultâneas foram aplicados a esses fatores latentes, com especificações que utilizavam variáveis de períodos passados como variáveis explicativas de períodos futuros. Os autores usaram estatísticas de resumo para avaliar a aderência do modelo aos dados observados.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências:

  • durante a pré-escola, a relação entre a linguagem oral e habilidades emergentes de leitura teve força particularmente expressiva:
    • nesse período, 48% da variância de habilidades emergentes de leitura foi predita pela variação nas habilidades de linguagem oral dos alunos da amostra [1];
    • a análise de períodos subsequentes mostra que esse poder preditivo das habilidades de linguagem oral sobre as outras habilidades decaiu ao longo do tempo [1].
  • foram encontradas evidências de forte persistência longitudinal nas medidas coletadas, em particular para habilidades de linguagem oral, e habilidades emergentes ligadas ao código tiveram associação forte com habilidades de leitura no 1° e no 2° ano:
    • a variabilidade em habilidades de linguagem oral durante a pré-escola explicou cerca de 90% da variância nas habilidades de linguagem oral ao fim da pré-escola, e a variabilidade ao fim da pré-escola explicou 96% da variância nas habilidades nos primeiros anos da educação básica [1];
    • o grau de persistência descrito acima é muito menor para habilidades emergentes de leitura relacionadas ao funcionamento do código escrito: por exemplo, o nível dessas variáveis ao início da pré-escola explicou 38% da variância, ao fim da pré-escola [1].
  • os resultados sugerem que diferentes grupos de habilidades cumpriram papéis diferentes para o desenvolvimento de habilidades de leitura ao longo da vida das crianças da amostra e que o ensino de habilidades emergentes de leitura na pré-escola tem um papel importante para a formação de bons leitores [1].

Quais as fontes da informação?

  1. Storch, S. A., & Whitehurst, G. J. (2002). Oral Language and Code-Related Precursors to Reading: Evidence from a Longitudinal Structural Model. Developmental Psychology, 38(6), 934.
Imds | Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.