Estudo Metanalítico de Programas de Fomento ao Empreendedorismo em Países em Desenvolvimento (2014)
Estudo Metanalítico de Programas de Fomento ao Empreendedorismo em Países em Desenvolvimento (2014)
Qual era o objetivo?
Caracterizar a efetividade relativa de programas de apoio ao empreendedorismo de acordo com características do público-alvo, desenho e contexto de implementação.
Onde e quando?
A metanálise foi realizada no início dos anos 2010 e baseou-se em um processo de busca por estudos observacionaisOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. e experimentaisOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". publicados entre 2002 e 2012, em domínio público, e que utilizaram dados de países em desenvolvimento.
Como era o desenho?
Os estudos considerados para inclusão na metanálise tinham por objetivo avaliar o impacto de iniciativas voltadas à geração de novos negócios ou à melhoria da qualificação e das práticas de empreendedores que já eram proprietários de negócios. Em particular, foram considerados programas baseados na:
- formação profissional técnica, por meio de qualificação/treinamento com foco em gestão, práticas de operação de negócios, marketing e relações com consumidores;
- treino financeiro na elaboração de planos de negócios e estratégias de tomada de decisão voltadas para o crescimento;
- apoio financeiro, na forma de microcrédito ou de outros instrumentos de financiamento, incluindo transferências diretas de recursos;
- aconselhamento, mentoria ou formas de apoio psicosocial a beneficiários que tinham negócios ou desejavam montar um.¹
O principal critério de qualidade para inclusão na amostra final de estudos foi o uso de metodologias modernas de inferência causal e de microdados. Foram selecionadas, ao final, 37 avaliações de impacto e os autores utilizaram métodos estatísticos de metanálise e metaregressão para quantificar o impacto médio e analisar como esse impacto se associava a características dos programas. A amostra final de coeficientes das metarregressões totaliza 1.116 estimativas de impacto.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências:
- as variáveis mais sensíveis à implementação das iniciativas estudadas pelos autores foram conhecimentos sobre e práticas de negócios, tendo sido encontrada menos evidência conclusiva de que esses efeitos intermediários se traduzem em impactos reais imediatos sobre a geração de novos negócios ou expansão de negócios existentes [1];
- programas que tiveram jovens como público-alvo foram efetivos com frequência maior, e, nesses casos, os efeitos causais encontrados foram de magnitude maior [1];
- também foram encontradas evidências de que programas que combinaram qualificação/treinamento com foco em gestão ou práticas de operação de negócios combinados a programas de aconselhamento [1].
- Não foram considerados pelo estudo subsídios diretos ao emprego ou evidências sobre programas direcionados a grandes empresas.
Quais as fontes da informação?
- Cho, Y., & Honorati, M. (2014). Entrepreneurship Programs in Developing Countries: A Meta-Regression Analysis. Labour Economics, 28, 110-130.
Políticas e Programas Relacionados
Expansão da Linha de Microcrédito com Responsabilização Conjunta do XacBank na Mongólia
Permitir que mulheres de famílias em situação de pobreza financiassem empreendimentos autônomos.
Programa de Capacitação para Empreendedores da Jamaica Business Development Corporation
Formar habilidades que pudessem apoiar empreendedores na condução de seus negócios.
Programa Empowerment and Livelihood for Adolescents (ELA) em Uganda
Criar um espaço seguro de socialização para meninas adolescentes e apoiar seu empoderamento com relação ao corpo e sua independência financeira.