Estudo Experimental sobre Método Montessori em Centro de Educação Infantil em Lyon
Estudo Experimental sobre Método Montessori em Centro de Educação Infantil em Lyon
Qual era o objetivo?
Testar os efeitos da adoção de um novo currículo sobre medidas de desenvolvimento infantil.
Onde e quando?
As informações abaixo referem-se a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". implementado a partir de 2017 em uma escola pública em Lyon, França, envolvendo 176 crianças, 70 das quais foram acompanhadas longitudinalmente dos 3 aos 6 anos.
Como era o desenho?
O objetivo central do estudo foi estruturar uma adaptação do método Montessori que fosse operacionalizável na escola e testar potenciais efeitos sobre as crianças expostas aos elementos centrais do novo currículo.
O primeiro componente central da implementação foi a reorganização das salas. Em particular, a escola buscou criar um ambiente intencionalmente organizado, com salas abertas e bem delimitadas, por áreas do conhecimento (como linguagem e Matemática), organizado em turmas de idades mistas com atividades envolvendo materiais multissensoriais.
O segundo componente foi o treino dos professores em princípios pedagógicos fundamentais do método, baseados na aprendizagem ativa e autodirecionada pelo aluno. Nesse treino, foi enfatizada a importância de que as crianças aprendessem explorando o ambiente externo, no seu próprio ritmo, exercitando autonomia e autorregulação.¹ Na área de alfabetização e desenvolvimento de habilidades de linguagem, em particular, foram enfatizados princípios orientadores da alfabetização fônica.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências:
- a introdução do novo currículo não teve efeito positivo ou estatisticamente significanteChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. sobre indicadores de desenvolvimento socioemocional infantil:
- em particular, não houve efeito sobre habilidades de autorregulação, como aquelas relacionadas ao controle inibitório de impulsos, ou sobre memória de trabalho entre as crianças acompanhadas longitudinalmente [1];
- além disso, não foram encontradas evidências de efeitos em habilidades sociais, tais como observadas no compartilhamento de objetos com colegas, ou em exames padronizados que mediam a sensibilidade da criança a estados emocionais de personagens [1].
- também não foram encontradas evidências de efeitos em habilidades cognitivas de resolução de problemas envolvendo numeracia básica [1];
- houve, no entanto, aumento de 68% de um desvio padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. em indicadores de habilidades de linguagem e leitura, o que sugere que a adoção de práticas de alfabetização fônica tenha agido como um diferencial nesse contexto [1].²
- Nesse contexto, o professor observa e orienta escolhas e desafios adequados, em vez de conduzir a aprendizagem por instrução direta contínua. Os autores do estudo caracterizam o treino oferecido aos professores participantes como de baixa intensidade.
- Também foram observados efeitos positivos na própria percepção das crianças sobre suas habilidades de leitura.
Quais as fontes da informação?
- Courtier, P., Gardes, M. L., Van der Henst, J. B., Noveck, I. A., Croset, M. C., Epinat‐Duclos, J., Léone, J. & Prado, J. (2021). Effects of Montessori Education on the Academic, Cognitive, and Social Development of Disadvantaged Preschoolers: A Randomized Controlled Study in the French Public‐School System. Child Development, 92(5), 2069-2088.
Políticas e Programas Relacionados
Exercícios de Autorregulação em Centros Head Start de Educação Infantil nos Estados Unidos
Integrar à educação infantil atividades voltadas ao exercício da capacidade de autorregulação.
Implementação de Atividades de Estímulo à Consciência Fonológica em Pré-Escolas da Dinamarca
Formar habilidades que pudessem apoiar o processo de alfabetização de crianças em idade pré-escolar.
Estudo Experimental de Atividades de Alfabetização em Syracuse
Testar formas de aumentar a prontidão de crianças para a aquisição futura de habilidades de leitura.