Estudo Experimental de Treino para Alfabetização em Pré-Escolas da França
Estudo Experimental de Treino para Alfabetização em Pré-Escolas da França
Qual era o objetivo?
Testar formas de sensibilizar a consciência fonêmicaA consciência fonêmica é a capacidade de reconhecer e manipular os fonemas, as menores unidades sonoras da língua falada. Em testes, esse conjunto de habilidade se manifesta em tarefas como o reconhecimento de palavras com sons semelhantes no início ou no fim e a subtração de fonemas de palavras. de crianças em idade pré-escolar para dar suporte ao seu processo de alfabetização.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". em uma cidade na França, envolvendo 222 alunos com idade média de 5 anos e 4 meses.
Como era o desenho?
A ideia central do estudo foi entender a efetividade de atividades de instrução em consciência fonêmica. Os alunos foram divididos aleatoriamente em grupos e foram testadas formas de ensinar 8 sílabas CVEssa é uma notação comumente usada para denotar a sequência de letras em palavras em consoantes (C) e vogais (V). em 5 sessões de treino para grupos de 4 a 5 crianças:
- pronúncia dos fonemasOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". constituintes das sílabas e síntese para a decodificaçãoA decodificação é a habilidade de reconhecer e converter letras ou grupos de letras (grafemas) em seus respectivos sons (fonemas) para ler palavras.;²
- em decodificação pela pronúncia das sílabas como unidades inteiras.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:
- durante o período de implementação, os alunos que receberam a instrução nas sílabas (2, acima) obtiveram progresso duas vezes maior do que os alunos do grupo 1 em testes de leitura de sílabas [1];
- além disso, esses alunos apresentaram aumento de 19% (ou de 12 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na acurácia em um teste de consciência fonêmica, baseado na remoção do fonema final de uma pseudopalavra [1].³
- O tempo total das seções foi de 125 minutos.
- Os autores do estudo descrevem o grupo 1 como um grupo que usou elementos do currículo usual do ensino francês para a etapa.
- Os impactos para testes baseados em sílabas que tinham sido abordadas são estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos., mas os efeitos em outras sílabas foram imprecisamente estimadosDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado, ou que uma estimativa é imprecisa, quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população..
Quais as fontes da informação?
- Vazeux, M., Doignon-Camus, N., Bosse, M. L., Mahé, G., Guo, T., & Zagar, D. (2020). Syllable-First Rather than Letter-First to Improve Phonemic Awareness. Scientific Reports, 10(1), 22130.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Urbano de Bienestar Para La Niñez en Extrema Pobreza na Nicarágua
Aumentar o acesso e a qualidade dos centros de educação infantil com foco em famílias das camadas mais vulneráveis à pobreza da população urbana.
Implementação da Abordagem de Ensino Reading to Learn em Escolas Públicas do Quênia
Aprimorar as habilidades de leitura e escrita de alunos no ciclo inicial de alfabetização.
Implementação da Abordagem de Ensino Reading to Learn em Escolas Públicas de Uganda
Aprimorar as habilidades de leitura e escrita de alunos no ciclo inicial de alfabetização.