Estudo Experimental de Treino para Alfabetização em Pré-Escolas da França
Estudo Experimental de Treino para Alfabetização em Pré-Escolas da França
Qual era o objetivo?
Testar formas de sensibilizar a consciência fonêmicaA consciência fonêmica é a capacidade de reconhecer e manipular os fonemas, as menores unidades sonoras da língua falada. Em testes padronizados, esse conjunto de habilidade se manifesta por meio de tarefas como o reconhecimento de palavras com sons semelhantes no início ou no fim e a subtração de fonemas de palavras. de crianças em idade pré-escolar para dar suporte ao seu processo de alfabetização.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". em uma cidade na França, envolvendo 222 alunos com idade média de 5 anos e 4 meses.
Como era o desenho?
A ideia central do estudo foi entender a efetividade de atividades de instrução em consciência fonêmica. Os alunos foram divididos aleatoriamente em grupos e foram testadas formas de ensinar 8 sílabas CVEssa é uma notação comumente usada para denotar a sequência de letras em palavras em consoantes (C) e vogais (V). em 5 sessões de treino para grupos de 4 a 5 crianças:
- pronúncia dos fonemasOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". constituintes das sílabas e síntese para a decodificaçãoA decodificação é a habilidade de reconhecer e converter letras ou grupos de letras (grafemas) em seus respectivos sons (fonemas) para ler palavras.;²
- em decodificação pela pronúncia das sílabas como unidades inteiras.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:
- durante o período de implementação, os alunos que receberam a instrução nas sílabas (2, acima) obtiveram progresso duas vezes maior do que os alunos do grupo 1 em testes de leitura de sílabas [1];
- além disso, esses alunos apresentaram aumento de 19% (ou de 12 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na acurácia em um teste de consciência fonêmica, baseado na remoção do fonema final de uma pseudopalavra [1].³
- O tempo total das seções foi de 125 minutos.
- Os autores do estudo descrevem o grupo 1 como um grupo que usou elementos do currículo usual do ensino francês para a etapa.
- Os impactos para testes baseados em sílabas que tinham sido abordadas são estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos., mas os efeitos em outras sílabas foram imprecisamente estimadosDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população..
Quais as fontes da informação?
- Vazeux, M., Doignon-Camus, N., Bosse, M. L., Mahé, G., Guo, T., & Zagar, D. (2020). Syllable-First Rather than Letter-First to Improve Phonemic Awareness. Scientific Reports, 10(1), 22130.
Políticas e Programas Relacionados
Adoção do Currículo Aprendamos Todos a Leer (ATAL) na Colômbia
Apoiar professores no processo de alfabetização para melhorar as habilidades de leitura e escrita de crianças no início da vida escolar.
Formação de Professores de Escolas Charter pelo Programa Evidence-Based Literacy Instruction (ELBI) em Michigan
Transmitir aos professores estratégias de instrução capazes de aprimorar a precisão, a fluência e a compreensão leitora dos alunos.
Aulas de Alfabetização com Abordagem Shishuvachan em Comunidades de Favelas em Mumbai
Aprimorar as habilidades de leitura de crianças antes do início do processo formal de escolarização.