← voltar para plataforma impacto

Estudo Experimental de Transferências de Renda para Mães no Bangladesh

Avaliação de Impacto
Publicado em 19/12/2025 Atualizado em 19/12/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Promover o alívio imediato da pobreza no início da vida de crianças nascidas em famílias pobres.

Onde e quando?

As informações abaixo referem-se a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". implementado entre 2017 e 2018 em áreas rurais do subdistrito de Ullapara, no Bangladesh, que utiliza dados de 594 díades mãe-criança de 6 a 16 meses em 33 regiões para estudar os efeitos das transferências de renda, isoladas, ou em combinação com um programa de estimulação infantil.

Como era o desenho?

As famílias-alvo do estudo receberam um benefício-maternidade de 500 taka (cerca de 6,25 dólares, à época do estudo), equivalente ao valor do benefício nacional em vigor à época.¹

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências:

  • o recebimento das transferências teve impacto positivo expressivo sobre práticas parentais e o ambiente de cuidado:
    • houve aumento de cerca de 26% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. na qualidade da estimulação no lar, medida por indicadores como disponibilidade de brinquedos, livros e atividades de brincadeira e conversa com adultos [1];
    • houve, além disso, aumento de 32% de um desvio-padrão em um indicador de autoestima das mães [1]
  • foram observadas melhorias estatisticamente imprecisasDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado, ou que uma estimativa é imprecisa, quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. em indicadores de desenvolvimento infantil, no horizonte de 1 ano após o início da implementação:
    • houve, em particular, aumento de cerca de 10% de um desvio-padrão em um indicador de desenvolvimento cognitivo e de 10% de um desvio-padrão em um indicador de desenvolvimento motor [1];
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. em indicadores antropométricos de desenvolvimento físico, como índices normalizados de peso-por-idade e altura-por-idade [1];
  • a combinação das transferências com iniciativas de estimulação cognitiva durante a primeira infância teve impactos qualitativamente diferentes dos descritos acima, como melhorias mais expressivas em indicadores de desenvolvimento infantil [1].
  1. Os critérios incluíram baixa renda familiar, pouca ou nenhuma terra e prioridade para mulheres pobres ou com deficiência. Crianças com desnutrição aguda grave, doenças crônicas ou gemelares foram excluídas, e os casos com atraso importante foram encaminhados a serviços de saúde.
  2. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. em indicadores de depressão materna.

Quais as fontes da informação?

  1. Hossain, S. J., Roy, B. R., Sujon, H. M., Tran, T., Fisher, J., Tofail, F., … & Hamadani, J. D. (2022). Effects of Integrated Psychosocial Stimulation (PS) and Unconditional Cash Transfer (UCT) on Children’s Development in Rural Bangladesh: A Cluster Randomized Controlled Trial. Social Science & Medicine, 293, 114657.
Imds | Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.