Estudo Experimental de Transferências de Renda para Mães no Bangladesh
Estudo Experimental de Transferências de Renda para Mães no Bangladesh
Qual era o objetivo?
Promover o alívio imediato da pobreza no início da vida de crianças nascidas em famílias pobres.
Onde e quando?
As informações abaixo referem-se a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". implementado entre 2017 e 2018 em áreas rurais do subdistrito de Ullapara, no Bangladesh, que utiliza dados de 594 díades mãe-criança de 6 a 16 meses em 33 regiões para estudar os efeitos das transferências de renda, isoladas, ou em combinação com um programa de estimulação infantil.
Como era o desenho?
As famílias-alvo do estudo receberam um benefício-maternidade de 500 taka (cerca de 6,25 dólares, à época do estudo), equivalente ao valor do benefício nacional em vigor à época.¹
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências:
- o recebimento das transferências teve impacto positivo expressivo sobre práticas parentais e o ambiente de cuidado:
- houve aumento de cerca de 26% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. na qualidade da estimulação no lar, medida por indicadores como disponibilidade de brinquedos, livros e atividades de brincadeira e conversa com adultos [1];
- houve, além disso, aumento de 32% de um desvio-padrão em um indicador de autoestima das mães [1];²
- foram observadas melhorias estatisticamente imprecisasDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado, ou que uma estimativa é imprecisa, quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. em indicadores de desenvolvimento infantil, no horizonte de 1 ano após o início da implementação:
- houve, em particular, aumento de cerca de 10% de um desvio-padrão em um indicador de desenvolvimento cognitivo e de 10% de um desvio-padrão em um indicador de desenvolvimento motor [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. em indicadores antropométricos de desenvolvimento físico, como índices normalizados de peso-por-idade e altura-por-idade [1];
- a combinação das transferências com iniciativas de estimulação cognitiva durante a primeira infância teve impactos qualitativamente diferentes dos descritos acima, como melhorias mais expressivas em indicadores de desenvolvimento infantil [1].
- Os critérios incluíram baixa renda familiar, pouca ou nenhuma terra e prioridade para mulheres pobres ou com deficiência. Crianças com desnutrição aguda grave, doenças crônicas ou gemelares foram excluídas, e os casos com atraso importante foram encaminhados a serviços de saúde.
- Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. em indicadores de depressão materna.
Quais as fontes da informação?
- Hossain, S. J., Roy, B. R., Sujon, H. M., Tran, T., Fisher, J., Tofail, F., … & Hamadani, J. D. (2022). Effects of Integrated Psychosocial Stimulation (PS) and Unconditional Cash Transfer (UCT) on Children’s Development in Rural Bangladesh: A Cluster Randomized Controlled Trial. Social Science & Medicine, 293, 114657.
Políticas e Programas Relacionados
Transferências de Renda no Estudo Experimental Baby's First Years nos Estados Unidos
Assegurar que mães pobres tivessem acesso a mais renda na fase inicial da vida de suas filhas e filhos.
Programa Graduation de Superação da Extrema Pobreza em Áreas Rurais de Bengala Ocidental
Colocar famílias pobres de comunidades rurais em uma trajetória sustentável de superação da pobreza.
Transferências de Renda pelo Bono de Desarollo Humano no Equador
Prover alívio da pobreza e estimular o investimento em capital humano infantil.