← voltar para plataforma impacto

Incentivos Coletivos para Melhoria de Notas no Estudo Alineando Incentivos para el Aprendizaje no México

Publicado em 01/03/2024 Atualizado em 16/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Promover melhorias no desempenho em Matemática dos alunos do Ensino Médio.

Onde e quando?

O programa Alineando Incentivos para el Aprendizaje foi implementado em escolas públicas de Ensino Médio do México no começo do ano letivo de 2008. Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 40 mil alunos em 88 escolas.

Como é o desenho?

O esquema de incentivos esteve em vigor por 3 anos e deu recompensas monetárias a alunos, professores e diretores das escolas participantes. A ideia central do programa era de que o sistema coletivo de incentivos acabaria despertando potenciais sinergias entre o esforço individual e o esforço coletivo de aprimoramento dos níveis de aprendizado.

Mais concretamente, os alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio receberam recompensas anuais de 400 a 1.500 dólares americanos (valores de 2015) com base na evolução no desempenho em provas Matemática, além de um pagamento equivalente a 1% das recompensas recebidas pelos seus colegas de escola. Alunos do 3° ano, por sua vez, receberam apenas o montante correspondente à evolução de desempenho individual, em valores comparáveis aos dos alunos do 1º e 2º anos. Professores de matemática receberam recompensas ou deduções salariais com base no desempenho dos alunos, -12,5 a 75 dólares americanos por aluno. Por fim, os professores de outras disciplinas e diretores receberam 25% do pagamento médio dos professores de Matemática na escola.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, nos artigos listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:

  • aumento de 31% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. na nota em um exame de Matemática e Língua Espanhola aplicado ao fim do 1° ano do Ensino Médio, no primeiro ano de implementação do programa [1];
  • aumento de 44% de um desvio-padrão na nota em um exame padronizado de Matemática e Língua Espanhola aplicado ao fim do 2° ano do Ensino Médio, no segundo ano de implementação do programa [1];
  • aumento de 57% de um desvio-padrão na nota em um exame padronizado de Matemática e Língua Espanhola aplicado ao fim do 3° ano do Ensino Médio, no terceiro ano de implementação do programa [1];
  • há evidências consistentes de um aumento geral no nível de esforço dos alunos e dos professores, como um aumento de 7% a 8% nas horas por semana de estudo dedicadas à Matemática para os alunos dos resultados acima [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Behrman, J. R., Parker, S. W., Todd, P. E., & Wolpin, K. I. (2015). Aligning Learning Incentives of Students and Teachers: Results from a Social Experiment in Mexican High Schools. Journal of Political Economy, 123(2), 325-364.
  2. Todd, P., & Wolpin, K. I. (2018). Accounting for Mathematics Performance of High School Students in Mexico: Estimating a Coordination Game in the Classroom. Journal of Political Economy, 126(6), 2608-2650.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.