← voltar para plataforma impacto

Escola Charter KIPP Academy Lynn em Boston

Publicado em 19/10/2022
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Criar um conjunto de insumos escolares que favoreça a aprendizagem efetiva de crianças em situação de pobreza e pertencentes a minorias sociais.

Onde e quando foi implementado?

A escola KIPP (Knowledge is Power Program) Academy foi fundada em 2004 no Harlem, em Lynn, Boston, nos Estados Unidos e continua em funcionamento até hoje. A KIPP é a maior rede de escolas charter operantes no país, contando com aproximadamente 80 escolas. A descrição a seguir é referente aos alunos que se inscreveram no 5º ano entre 2005 e 2008.

Como é o desenho?

A escola adotou algumas práticas típicas de escolas charter de alta performance nos Estados Unidos:

  1. Ano escolar mais longo e alto tempo diário dedicado à instrução durante a semana, quando comparado a outras escolas em funcionamento na mesma região.
  2. Recrutamento e medidas de incentivos para professores, baseado no histórico de medidas de valor adicionado em exames padronizados, com particular esforço de contratação de professores que passaram pelo programa de formação de professores Teach for America.
  3. Avaliações diagnósticas frequentes.
  4. Estímulo à cultura de expectativas altas de desempenho escolar, por meio de: (i) formação de objetivos específicos para o corpo discente, administrativo e para cada cada aluno e de incentivos aos alunos (como prêmios financeiros ou viagens); (ii) uma mentalidade centrada na ideia de que o sucesso (da e na escola) exige um trabalho árduo, resumida pelo mote "No Excuses".

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da KIPP Academy Lynn entre alunos que se inscreveram no 5º ano para a escola entre 2005 e 2008:

  • aumento de 35% de um desvio-padrãoO desvio padrão mede a dispersão de valores de uma variável - números mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média; valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para distribuição normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito proporcional de aproximadamente 4 percentis a partir do percentil 50. em notas em exames padronizados de Matemática para cada ano em que os alunos frequentaram a escola [1];                            
  • aumento de 12 a 15% de um desvio-padrão em notas em exames padronizados de Língua Inglesa para cada ano em que os alunos frequentaram a escola, embora esse resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores muito próximos ou muito distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
  • os efeitos positivos descritos acima são mais pronunciados entre os alunos que, à época da entrada na escola, tinham defasagens maiores de aprendizado [1];
  • há evidências de que o conjunto de práticas, cultura e mentalidade, resumidos pelo mote "No Excuses" (ver componente 4, descrito acima), é de fundamental importância na concretização dos resultados de escolas charter na região [2].                            

De onde vem essa informação?

  1.  Angrist, J. D., Dynarski, S. M., Kane, T. J., Pathak, P. A., & Walters, C. R. (2010). Inputs and Impacts in Charter Schools: KIPP Lynn. American Economic Review, 100(2), 239-43.
  2.  Angrist, J. D., Pathak, P. A., & Walters, C. R. (2013). Explaining Charter School Effectiveness. American Economic Journal: Applied Economics, 5(4), 1-27.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.