Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Distribuição de Recursos Adicionais em Bloco para Escolas pela Azim Premji Foundation na Índia
Distribuição de Recursos Adicionais em Bloco para Escolas pela Azim Premji Foundation na Índia
Qual era o objetivo?
Aumentar a dotação orçamentária para melhorar os níveis de aprendizado.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada pela Azim Premji Foundation durante os anos escolares de 2005 e 2006, no estado de Andhra Pradesh, na Índia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo uma amostra representativa de 200 escolas públicas em áreas rurais e aproximadamente 14 mil alunos.
Como era o desenho?
Escolas selecionadas por meio de uma loteria receberam um repasse adicional de 3 dólares por aluno do 1° ao 5° ano. No momento do anúncio dos resultados do sorteio, que ocorreu após o início do ano letivo, as escolas foram informadas de que os recursos teriam que ser gastos com itens utilizados diretamente pelos alunos — como material escolar, por exemplo — excluindo a possibilidade de uso com infraestrutura escolar ou com remuneração de professores. Além disso, na ocasião, as escolas também foram informadas que uma nova transferência muito provavelmente ocorreria novamente no ano seguinte, sob a condição de ser aprovada pelo governo estadual.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto:
- a iniciativa levou as escolas a alocarem uma parte considerável dos recursos com bens que normalmente seriam adquiridos pelas famílias: a maioria foi gasta com material escolar, como cadernos e outros materiais (cerca de 40%), cartazes com função didática (aproximadamente 25%) e livros de exercícios (20%), possivelmente porque o anúncio das escolas vencedoras tenha ocorrido após o período em que os pais efetuavam a compra desses materiais [1];
- a iniciativa teve efeitos positivos sobre aprendizado, com aumentos de 9,1% e 7,9% de um desvio padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável — valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições com um grau alto de simetria em torno da média, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62.nas notas em exames padronizados de Matemática e Língua Telugu, respectivamente, ao fim do primeiro ano [1];
- no segundo ano, no entanto, houve redução de aproximadamente 19% a 24% nos gastos das famílias com educação nas escolas sorteadas e não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. dos recursos adicionais sobre notas em exames padronizados como haviam sido encontrados no primeiro ano [1];
- os resultados indicam que, no segundo ano, a expectativa de recebimento de um novo repasse alterou o comportamento das famílias dos alunos nas escolas contempladas, levando-as a reduzir o os gastos com educação, o que mitigou substancialmente o impacto da iniciativa [1].
Quais as fontes da informação?
- Das, J., Dercon, S., Habyarimana, J., Krishnan, P., Muralidharan, K., & Sundararaman, V. (2013). School Inputs, Household Substitution, and Test Scores. American Economic Journal: Applied Economics, 5(2), 29-57.
Eixos de busca
Área
EducaçãoIndicador afetado
Aprendizado de LínguaAprendizado de MatemáticaGastos com educaçãoNotas em exames padronizadosTipo de programa
Financiamento público da educaçãoRegião
ÁsiaPaís
ÍndiaEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa de Investimentos em Infraestrutura Escolar no Los Angeles Unified School District
Expandir a rede escolar local e aprimorar a infraestrutura das escolas existentes.
Williams Settlement de 2004 e Financiamento para Livros Didáticos em Escolas da Califórnia
Mitigar a escassez de acesso a material didático em escolas de baixo desempenho.
Recursos Adicionais para Escolas Públicas pela ONG Twaweza na Tanzânia
Aumentar a disponibilidade de recursos para compra de insumos que melhorassem o aprendizado.