← voltar para plataforma impacto

Diretrizes sobre o Tamanho Máximo das Salas de Aula em Escolas Públicas da Noruega

Publicado em 07/05/2022 Atualizado em 17/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Assegurar que todos os alunos tivessem apoio pedagógico suficiente no processo de aprendizagem.

Onde e quando?

As diretrizes valiam no sistema de educação básica compulsória na Noruega. Os resultados abaixo dizem respeito à um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags da página são formas tipicamente escolhidas para contornar esse problema! que utiliza informação dos anos letivos de 2001 a 2003.

Como é o desenho?

As diretrizes sobre a alocação de alunos em salas de aula estipularam que o tamanho máximo de salas de aula dos anos finais do ensino fundamental seria de 30 alunos, modificando assim a razão de alunos por professor nas escolas do país.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, a seguinte evidência a respeito do impacto causal das diretrizes sobre os alunos matriculados do 7° ao 9° ano em escolas públicas do país:

  • embora as diretrizes tenham induzido diminuição do tamanho das salas de aula, não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. desta diminuição nas notas em exames padronizados de Matemática e Língua Norueguesa ao final do 9° ano [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Leuven, E., Oosterbeek, H., & Rønning, M. (2008). Quasi?experimental Estimates of the Effect of Class Size on Achievement in Norway. The Scandinavian Journal of Economics, 110(4), 663-693.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.