← voltar para plataforma impacto

Diretrizes sobre Tamanho Máximo das Turmas na Dinamarca

Publicado em 09/03/2024 Atualizado em 27/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Assegurar que todos os alunos tenham apoio pedagógico suficiente no processo de aprendizagem.

Onde e quando?

As diretrizes foram impostas na primeira metade do século XX, na Dinamarca. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags da página são formas tipicamente escolhidas para contornar esse problema! que utiliza dados de aproximadamente 450.000 pessoas nascidas entre 1971 e 1978 e que estiveram em instituições de educação básica no país nos anos subsequentes.

Como é o desenho?

As regras estipulavam que o tamanho máximo das turmas seria de 22 a 24 alunos.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal das diretrizes:

  • a cada diminuição de 1 aluno na sala de aula, aumento de 0,1% a 0,2% (ou de 0,012 a 0,028 anoO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em anos! Por exemplo, um impacto de 1 ano para crianças que, na ausência da iniciativa, teriam 10 anos de escolaridade representa um aumento de 10% (=1/10).) no número total de anos de estudo alcançados na vida adulta [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Browning, M., & Heinesen, E. (2007). Class Size, Teacher Hours and Educational Attainment. Scandinavian Journal of Economics, 109(2), 415-438.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.