← voltar para plataforma impacto

Compensação Adicional para Professores no North Carolina Bonus Program

Publicado em 19/11/2024 Atualizado em 19/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Aprimorar a qualidade da instrução em Matemática, Ciências e Educação Especial em escolas públicas com alto contingente de alunos socialmente vulneráveis.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada em setembro de 2001, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags da página são formas tipicamente escolhidas para contornar esse problema! que usa dados de escolas públicas contempladas pela política nos 117 distritos educacionais do estado, entre 1999 e 2004.

Como é o desenho?

O programa teve duração de 3 anos e instaurou um adicional anual de 1.800 dólares ao salário-base de professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que trabalhavam em escolas públicas em que:

  1. 80% ou mais alunos eram elegíveis a subsídios integrais ou parciais à merenda escolar;
  2. 50% ou mais alunos tinha desempenho abaixo do esperado para o ano escolar tanto em Álgebra quanto em Biologia em exames padronizados.

Esse adicional representou um aumento de 3% a 7% no salário-base dos professores contemplados, a depender de sua fase na carreira docente, ou, em média, um aumento de 4%.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal da iniciativa:

  • entre 2001 e 2004, período de implementação, de 22% a 37% dos professores da rede transitaram entre escolas públicas do estado [1];
  • no período, houve redução de 17% (ou de 5,0 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50% (=5/10).) na taxa de rotatividade de professores, com efeitos particularmente pronunciados para professores que tinham mais tempo de experiência na carreira docente [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Clotfelter, C., Glennie, E., Ladd, H., & Vigdor, J. (2008). Would Higher Salaries Keep Teachers in High-Poverty Schools? Evidence from a Policy Intervention in North Carolina. Journal of Public Economics, 92(5-6), 1352-1370.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.