Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Certificação de Habilidades no BRAC Job Placement Program em Uganda
Certificação de Habilidades no BRAC Job Placement Program em Uganda
Qual o objetivo?
Permitir que pessoas no início da carreira fossem conectadas a postos de trabalho e pudessem sinalizar habilidades de forma assertiva, aumentando suas chances de inserção profissional.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada por meio de uma parceria entre pesquisadores e a ONG BRAC, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado"., Uganda, envolvendo 787 jovens e 422 pequenas e médias empresas.
Como é o desenho?
A certificação teve como foco jovens que estavam concluindo cursos de educação profissionalizante ou técnica em 15 das maiores instituições do país e que foram convidados para entrevistas em empresas sediadas em regiões próximas a essas instituições por uma iniciativa da ONG, chamada Job Placement Program. A ideia central foi a de oferecer informação sobre habilidades do candidato durante o processo de potencial contratação, usando:
- testes de habilidades socioemocionais coletados no início da implementação da iniciativa, que capturavam informação sobre a criatividade, a confiabilidade, a capacidade de comunicação e a disposição a apoiar os colegas de trabalho em suas atividades;
- um indicador de disciplina e assiduidade, baseado na frequência no curso de ensino profissionalizante ou técnico realizado nos meses anteriores.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal:
- foram marcadas 1,230 entrevistas nas pequenas e médias empresas, 42% das quais ocorreram de fato [1];
- os jovens que contaram com o apoio da certificação tinham expectativas mais otimistas com relação aos seus prospectos no mercado de trabalho, quando observados nos 2 anos seguintes, reportando salários esperados 7% maiores e uma chance 5% maior de estarem empregados [1];
- para os jovens que decidiram participar do estudo, as certificações parecem ter tido um efeito positivo sobre a qualidade do match entre empregado e empresas: por exemplo, jovens com boas habilidades de comunicação tiveram uma chance maior de terem sido contratados por empresas em que interações com consumidores eram parte da rotina de trabalho [1];¹
- embora não tenham sido encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre emprego, houve aumento de 11% na renda auferida no mercado de trabalho entre aqueles que tinham um emprego, com efeitos particularmente pronunciados para o grupo de jovens que tinham revelado ter altas habilidades socioemocionais durante o processo de contratação [1];
- os resultados descritos acima sugerem ter havido realocação dos trabalhadores em profissões diferentes da que eles teriam na ausência da informação apresentada no processo de contratação [1].
- Uma parte significativa dos jovens que tinham baixas habilidades socioemocionais optou por não participarem do estudo e serem pareados com empresas para entrevistas, o que tem consequências importantes, ressaltadas pelos autores do estudo, sobre a validade externa dos resultados.
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Bassi, V., & Nansamba, A. (2022). Screening and Signalling Non-Cognitive Skills: Experimental Evidence from Uganda. The Economic Journal, 132(642), 471-511.
Eixos de busca
Indicador afetado
EmpregoExpectativas de renda ou empregabilidade no futuroQualidade do match entre empregado e empresaRendimentos do trabalhoElementos
Certificação baseada em indicadores de habilidades socioemocionaisIntermediação com empresas para realização de entrevistas de empregoPúblico-alvo
Jovens adultas e adultosRegião
ÁfricaPaís
UgandaEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Auxílio Financeiro com Transporte para Jovens em Busca por Trabalho em Addis Abeba
Reduzir os custos de mobilidade no processo de procura por um emprego.
Cartas de Recomendação para Participantes do Programa New York City’s Summer Youth Employment (NYC SYEP)
Apoiar o início da carreira de jovens que entravam no mercado de trabalho por meio do programa.
Oficina de Orientação de Carreira para Jovens Desempregados na África do Sul
Transmitir estratégias que pudessem apoiar o processo de procura por emprego.