← voltar para plataforma impacto

Auxílio Financeiro para Jovens em Busca por Trabalho em Addis Abeba

Publicado em 21/10/2024 Atualizado em 21/10/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Ajudar a cobrir os custos incorridos durante a busca por empregos ou a busca por um emprego mais estável.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada em 2012, em Addis Abeba, a capital da Etiópia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 3.000 jovens adultos de 18 a 30 anos, em contratos de emprego temporários ou disponíveis para começar um novo trabalho.

Como é o desenho?

Os participantes receberam auxílio financeiro na forma de transferências em dinheiro, em um quiosque instalado para esse fim. O subsídio cobria 1 tarifa de ônibus, por um período de 8 a 11 semanas, e até 2 vezes por semana.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da iniciativa:

  • durante as 11 semanas de implementação, 2 a cada 3 pessoas receberam o auxílio pelo menos uma vez, e, em uma semana típica, 5 a cada 10 receberam o auxílio nas 2 oportunidades que tiveram, com aumento de 7,3 pontos percentuais na taxa de jovens que estavam procurando por emprego [1];
  • os efeitos descritos acima foram particularmente pronunciados para indivíduos que eram mais pobres e tinham menos recursos disponíveis para uso na busca por emprego, quando do início da implementação [1];
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre a taxa de jovens que tinham um emprego, mas a taxa dos que tinham um emprego permanente aumentou em 41% (ou em 7,8 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50% (=5/10).), no horizonte de 4 meses após o início da transferência do auxílio, sugerindo que a iniciativa levou alguns jovens a firmarem menos contratos temporários — que acabam apoiando financeiramente a busca por empregos mais estáveis — e a mudarem o tipo de emprego que acabaram exercendo no período [1]
  • no horizonte temporal mais longo, de 6 meses após a descontinuação do auxílio, o efeito positivo descrito acima tinha se dissipado parcialmente, atingindo 3,3 pontos percentuais, e se tornado estatisticamente insignificante [1].
  1. Efeitos de magnitude semelhante foram encontrados, também, para outras características que sinalizam a qualidade do vínculo de trabalho — em particular, a localização geográfica mais central, a existência de entrevistas para contratação, e a existência de requerimentos mínimos de qualificação educacional. Talvez curiosamente, no entanto, não foram encontradas evidências de que a iniciativa tenha aumentado a satisfação dos jovens com o emprego.

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Franklin, S. (2018). Location, Search Costs and Youth Unemployment: Experimental Evidence from Transport Subsidies. The Economic Journal, 128(614), 2353-2379.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.