Auxílio Financeiro para Jovens em Busca por Trabalho em Addis Abeba
Auxílio Financeiro para Jovens em Busca por Trabalho em Addis Abeba
Qual era o objetivo?
Ajudar a cobrir os custos incorridos durante a busca por empregos ou a busca por um emprego mais estável.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada em 2012, em Addis Abeba, a capital da Etiópia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 3.000 jovens adultos de 18 a 30 anos, em contratos de emprego temporários ou disponíveis para começar um novo trabalho.
Como era o desenho?
Os participantes receberam auxílio financeiro na forma de transferências em dinheiro, em um quiosque instalado para esse fim. O subsídio cobria 1 tarifa de ônibus, por um período de 8 a 11 semanas, e até 2 vezes por semana.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da iniciativa:
- durante as 11 semanas de implementação, 2 a cada 3 pessoas receberam o auxílio pelo menos uma vez, e, em uma semana típica, 5 a cada 10 receberam o auxílio nas 2 oportunidades que tiveram, com aumento de 7,3 pontos percentuais na taxa de jovens que estavam procurando por emprego [1];
- os efeitos descritos acima foram particularmente pronunciados para indivíduos que eram mais pobres e tinham menos recursos disponíveis para uso na busca por emprego, quando do início da implementação [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. sobre a taxa de jovens que tinham um emprego, mas a taxa dos que tinham um emprego permanente aumentou em 41% (ou em 7,8 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).), no horizonte de 4 meses após o início da transferência do auxílio, sugerindo que a iniciativa levou alguns jovens a firmarem menos contratos temporários — que acabam apoiando financeiramente a busca por empregos mais estáveis — e a mudarem o tipo de emprego que acabaram exercendo no período [1];¹
- no horizonte temporal mais longo, de 6 meses após a descontinuação do auxílio, o efeito positivo descrito acima tinha se dissipado parcialmente, atingindo 3,3 pontos percentuais, e se tornado estatisticamente insignificante [1].
- Efeitos de magnitude semelhante foram encontrados, também, para outras características que sinalizam a qualidade do vínculo de trabalho — em particular, a localização geográfica mais central, a existência de entrevistas para contratação, e a existência de requerimentos mínimos de qualificação educacional. Talvez curiosamente, no entanto, não foram encontradas evidências de que a iniciativa tenha aumentado a satisfação dos jovens com o emprego.
Quais as fontes da informação?
- Franklin, S. (2018). Location, Search Costs and Youth Unemployment: Experimental Evidence from Transport Subsidies. The Economic Journal, 128(614), 2353-2379.
Políticas e Programas Relacionados
Comunicação de Apoio na Busca por Emprego na Alemanha
Informar e motivar pessoas em situação de desemprego.
Auxílio Financeiro no Processo de Busca por Emprego em Addis Abeba
Atrair candidatos mais preparados para vagas de emprego em processos seletivos.
Oficina de Orientação de Carreira para Jovens Desempregados na África do Sul
Transmitir estratégias que pudessem apoiar o processo de procura por emprego.