← voltar para plataforma impacto

Auxílio Financeiro para Jovens em Busca por Trabalho na Periferia de Joanesburgo

Publicado em 16/11/2024 Atualizado em 16/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Reduzir os custos da mobilidade urbana durante o processo de procura por um emprego.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada em 2017, na África do Sul, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 1.082 moradores de Soweto, uma região na periferia de Joanesburgo.

Como é o desenho?

Com foco em jovens adultos, de 18 a 32 anos, que tinham completado o nível secundário de educação e que estavam procurando ativamente por um emprego, foram distribuídos cartões com valor de 76 dólares para cobrir custos de transporte durante o processo de busca por um trabalho. O cartão permitia arcar com os custos de aproximadamente 40 passagens de ida e volta entre Soweto e o centro de Joanesburgo e podia, adicionalmente, ser usado em uma linha de ônibus que cobria toda a região de Joanesburgo e Pretória.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal:

  • antes do início da implementação, os jovens revelavam uma expectativa incorreta com relação a salários que receberiam quando ingressassem no mercado de trabalho: em média, eles acreditavam que conseguiriam salários 1,7 vez maiores do que recebiam pessoas com idade e qualificação educacional semelhante [1]
  • a enorme maioria dos jovens contemplados pela iniciativa tinham usado o valor total do auxílio nos cartões 6 meses após o início do estudo [1];
  • de forma alinhada com um processo de ajuste das expectativas otimistas discutidas acima, houve redução de aproximadamente 5% nos salários esperados dos jovens contemplados, no horizonte de 1 ano após a implementação [1];
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre o emprego, no mesmo horizonte temporal do resultado acima [1].
  1. Esse otimismo exacerbado resultava da expectativa de ingresso em posições mais altas do que, tipicamente, eram alcançadas por jovens semelhantes no momento de contratação.

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Banerjee, A., & Sequeira, S. (2023). Learning by Searching: Spatial Mismatches and Imperfect Information in Southern Labor Markets. Journal of Development Economics, 164, 103111.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.