Mobilização Comunitária, Atenção à Saúde e Planejamento Familiar no Estudo Navrongo em Gana
Mobilização Comunitária, Atenção à Saúde e Planejamento Familiar no Estudo Navrongo em Gana
Qual era o objetivo?
Desenvolver estratégias locais para a provisão de serviços de saúde reprodutiva e de cuidados a mães e seus bebês, reduzindo as taxas de mortalidade e de fecundidade na população.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada a partir de 1994 no distrito rural de Kassena-Nankana, em Gana, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 4 grupos de comunidades rurais, que recebeu o nome de Navrongo.
Como era o desenho?
O principal componente da iniciativa foi a realocação de enfermeiros que trabalhavam fisicamente em clínicas públicas de saúde em locais do distrito, levando serviços de saúde para mais perto das comunidades integrantes. As principais atividades dos profissionais comunitários de saúde eram:
- provisão de cuidados curativos para infecções respiratórias agudas, malária e diarreia, incluindo terapia com antibióticos nos casos em que fosse necessário;
- imunização da população;
- serviços de planejamento familiar e cuidados relacionados à segurança durante a gestação e o início da maternidade;
- encaminhamento de casos mais complexos para clínicas públicas de saúde.
Como os profissionais de saúde já tinham sido treinados e exercitavam regularmente essas funções nas próprias clínicas de saúde, a capacitação fornecida consistiu em oficinas sobre a organização dos serviços de saúde e a relação que esses agentes estabeleceriam com as comunidades, com duração de seis semanas.
Para integrar a gestão do projeto no sistema social tradicional dos locais envolvidos, o estudo também introduziu alguns componentes de mobilização comunitária, como o recrutamento de voluntários para construção de locais físicos de trabalho para os novos profissionais de saúde e a organização de encontros trimestrais para discussão de temas relacionados à saúde.²
Uma característica marcante dos esforços de mobilização foi a incorporação de um forte componente de gênero. As atividades de voluntariado, por exemplo, foram pensadas como formas de promover o engajamento e o sentimento de responsabilidade dos homens em relação aos serviços de saúde reprodutiva. Além disso, um dos objetivos explícitos dos implementadores do estudo foi o de ampliar a participação das mulheres em fóruns comunitários de discussão que, tradicionalmente, eram restritos aos homens. A ideia central era que os esforços de mobilização aumentassem a autonomia das mulheres na busca por serviços de saúde reprodutiva, materna e infantil, reduzindo sua resistência às visitas domiciliares e aos serviços ofertados pelos profissionais de saúde.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:
- entre 1995 e 2003, de 1 a 9 anos após o início da implementação, a iniciativa foi responsável por uma redução de cerca de 30% na taxa de mortalidade infantil (ou de 45 a 67 óbitos por 1000 pessoas-ano) [1];
- houve, além disso, redução da ordem de 15% na taxa de fecundidade total, entre 1997 e 2003 [1].
Quais as fontes da informação?
- Phillips, J. F., Bawah, A. A., & Binka, F. N. (2006). Accelerating the Impact of Reproductive and Child Health Programmes with Community-Based Services: The Navrongo Experiment in Ghana. Bulletin of the World Health Organization, 84, 949-955.
- Binka, F. N., Nazzar, A., & Phillips, J. F. (1995). The Navrongo Community Health and Family Planning Project. Studies in Family Planning, 121-139.
- Phillips, J. F., Jackson, E. F., Bawah, A. A., MacLeod, B., Adongo, P., Baynes, C., & Williams, J. (2012). The Long‐Term Fertility Impact of the Navrongo Project in Northern Ghana. Studies in Family Planning, 43(3), 175-190.
Políticas e Programas Relacionados
Participação Comunitária e Instrumentos de Monitoramento de Postos de Saúde em Uganda
Aumentar a cobertura e aprimorar a qualidade do cuidado recebido por mães e crianças.
Programa de Monitoramento e Informação sobre Saúde e Nutrição Neonatal na Suécia
Promover práticas de saúde preventiva para mulheres grávidas e recém-nascidos.
Disponibilização de Pílulas de Emergência em Sistemas Municipais de Saúde do Chile
Subsidiar formas alternativas de contracepção em casos que resultariam em gestações indesejadas.