Aprimoramento no Modelo De Compensação de Funcionários na Instituição de Microcrédito Fondo Esperanza no Chile

← voltar para plataforma impacto

Aprimoramento no Modelo De Compensação de Funcionários na Instituição de Microcrédito Fondo Esperanza no Chile

Publicado em 12/03/2025 Atualizado em 13/03/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Reduzir perdas financeiras sofridas por gerentes quando seus clientes avançavam no ciclo de empréstimos e migravam para modalidades de crédito mais avançadas.

Onde e quando?

As informações abaixo referem-se a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". implementado em 2019, no Chile, por meio de uma parceria entre pesquisadores e a instituição de microcrédito Fondo Esperanza, envolvendo 243 gerentes de empréstimos e seus clientes.

Como era o desenho?

O principal produto de microcrédito do Fondo Esperanza baseia-se em empréstimos com responsabilidade conjunta, com valor médio de 860 dólares e prazo de pagamento de 4 meses e meio. Os mutuários que concluem esta etapa e são recomendados pelos seus gerentes podem ter acesso a empréstimos individuais, de valor maior e com condições mais flexíveis.

Antes da implementação da mudança, a remuneração dos gerentes de crédito estava vinculada ao tamanho de sua carteira de clientes e às taxas de adimplência. Como os gerentes responsáveis pelos dois tipos de empréstimos pertenciam a setores diferentes na instituição, os gerentes responsáveis pelos empréstimos iniciais sofriam perdas financeiras com a transição.

Para mitigar esse problema, foi implementado um aprimoramento no modelo de compensação: os gerentes de crédito passaram a contar com um período de carência de 6 meses, durante o qual os mutuários continuavam sendo considerados parte de sua carteira para cálculo da remuneração.

O que as evidências sugerem?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:

  • o aprimoramento resultou em um aumento de 5,3% a 11% no número de clientes que receberam recomendações para migrar de empréstimos conjuntos, de menor valor, para empréstimos individuais, de maior valor [1];
  • além disso, clientes recomendados após a mudança tiveram taxas de default menores do que no período anterior, com redução de 48% a 56% (ou de 1,3 a 1,5 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) [1];
  • por fim, clientes recomendados após a mudança registraram um crescimento nos lucros aproximadamente duas vezes maior do que aqueles recomendados antes da implementação [1].

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.