Aprimoramento no Modelo De Compensação de Funcionários na Instituição de Microcrédito Fondo Esperanza no Chile
Aprimoramento no Modelo De Compensação de Funcionários na Instituição de Microcrédito Fondo Esperanza no Chile
Qual era o objetivo?
Reduzir perdas financeiras sofridas por gerentes quando seus clientes avançavam no ciclo de empréstimos e migravam para modalidades de crédito mais avançadas.
Onde e quando?
As informações abaixo referem-se a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". implementado em 2019, no Chile, por meio de uma parceria entre pesquisadores e a instituição de microcrédito Fondo Esperanza, envolvendo 243 gerentes de empréstimos e seus clientes.
Como era o desenho?
O principal produto de microcrédito do Fondo Esperanza baseia-se em empréstimos com responsabilidade conjunta, com valor médio de 860 dólares e prazo de pagamento de 4 meses e meio. Os mutuários que concluem esta etapa e são recomendados pelos seus gerentes podem ter acesso a empréstimos individuais, de valor maior e com condições mais flexíveis.
Antes da implementação da mudança, a remuneração dos gerentes de crédito estava vinculada ao tamanho de sua carteira de clientes e às taxas de adimplência. Como os gerentes responsáveis pelos dois tipos de empréstimos pertenciam a setores diferentes na instituição, os gerentes responsáveis pelos empréstimos iniciais sofriam perdas financeiras com a transição.
Para mitigar esse problema, foi implementado um aprimoramento no modelo de compensação: os gerentes de crédito passaram a contar com um período de carência de 6 meses, durante o qual os mutuários continuavam sendo considerados parte de sua carteira para cálculo da remuneração.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto:
- o aprimoramento resultou em um aumento de 5,3% a 11% no número de clientes que receberam recomendações para migrar de empréstimos conjuntos, de menor valor, para empréstimos individuais, de maior valor [1];
- além disso, clientes recomendados após a mudança tiveram taxas de default menores do que no período anterior, com redução de 48% a 56% (ou de 1,3 a 1,5 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) [1];
- por fim, clientes recomendados após a mudança registraram um crescimento nos lucros aproximadamente duas vezes maior do que aqueles recomendados antes da implementação [1].
Quais as fontes da informação?
- Rigol, N., & Roth, B. N. (2023). Loan Officers Impede Graduation from Microcredit: Strategic Communication in a Large Microfinance Institution.
Políticas e Programas Relacionados
Oferta de Produtos de Microcrédito com Flexibilidade de Pagamento pela Sonata Microfinance na Índia
Permitir que microempreendedores que vivessem flutuações no fluxo de caixa de seus negócios pudessem se ajustar melhor a essas situações.
Oferta de Financiamento de Ativo para Clientes da Instituição de Microcrédito Akhuwat em Lahore
Permitir que tomadores de empréstimos financiassem um bem de valor mais alto e aumentassem a lucratividade de seus negócios.
Oferta de Produtos de Microcrédito com Flexibilidade de Pagamento pela ONG BRAC em Bangladesh
Permitir que microempreendedores pudessem se beneficiar de oportunidades de investimento e minimizar os efeitos de flutuações de caixa sobre seus negócios.