Oferta de Produtos de Microcrédito com Flexibilidade de Pagamento pela Sonata Microfinance na Índia
Oferta de Produtos de Microcrédito com Flexibilidade de Pagamento pela Sonata Microfinance na Índia
Qual era o objetivo?
Permitir que microempreendedores que vivessem flutuações no fluxo de caixa de seus negócios pudessem se ajustar melhor a essas situações.
Onde e quando?
Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". implementado em Lucknow, capital do estado de Uttar Pradesh, em 2016, envolvendo 28 filiais da instituição de microcrédito Sonata Microfinance Ltd. e 799 microempreendedores que procuraram as filiais para iniciar um ciclo de empréstimos como clientes da instituição.
Como era o desenho?
À época da implementação, o produto regular de microcrédito dava empréstimos com responsabilização individual, de média de 570 dólares (40 mil rupias), a serem pagos em 24 parcelas mensais com taxa de juros anual de 24%. A iniciativa instaurou, nas filiais participantes, a opção de contratação do produto regular ou de um novo produto a uma taxa de juros anual de 26%, que permitia que os tomadores adiassem 2 vezes o pagamento mensal do principal por um período de 3 meses, estendendo a duração total do ciclo de empréstimos. Assim, o contrato oferecia flexibilidade para personalizar o ciclo do empréstimo de acordo com variações previstas e imprevistas de fluxo de caixa.¹
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto:
- diante da iniciativa, 3 a cada 10 clientes escolheram o produto que incluía o regime flexível a uma taxa de juros maior, e as pessoas que tomaram essa decisão tendiam a ter maior preocupação com e sofisticação diante de decisões financeiras, além de serem pessoas que vivenciavam mais flutuações de caixa em seus negócios [1];
- aumentos de 22% a 26% no valor mensal das vendas dos negócios, 6 meses após o fim do ciclo de empréstimos com a instituição, com aumento paralelo nos lucros auferidos pelos negócios [1];
- não foram encontradas evidências de que a oferta conjunta dos contratos tenha tido efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre a taxa de default ao fim do ciclo de empréstimos — houve, na realidade, aumento de 31% a 33% (ou de 9,4 a 10 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de pessoas nas filiais participantes que pagaram os empréstimos antes do vencimento [1].
Quais as fontes da informação?
- Barboni, G., & Agarwal, P. (2023). How do Flexible Microfinance Contracts Improve Repayment Rates and Business Outcomes? Experimental Evidence from India. SSRN Working Paper.
Políticas e Programas Relacionados
Oferta de Produtos de Microcrédito com Flexibilidade de Pagamento pela ONG BRAC em Bangladesh
Permitir que microempreendedores pudessem se beneficiar de oportunidades de investimento e minimizar os efeitos de flutuações de caixa sobre seus negócios.
Aprimoramento no Modelo De Compensação de Funcionários na Instituição de Microcrédito Fondo Esperanza no Chile
Reduzir perdas financeiras sofridas por gerentes quando seus clientes avançavam no ciclo de empréstimos e migravam para modalidades de crédito mais avançadas.
Flexibilidade de Pagamento em Produtos de Microcrédito da Fundación Santo Domingo na Colômbia
Atrair tomadores de empréstimos que preferissem estruturas de pagamento com menor rigidez do que os produtos usuais de microcrédito.