Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Acesso à educação avançou, mas conquistas podem diminuir após a pandemia
O Brasil evoluiu historicamente em termos de mobilidade educacional, com avanço progressivo da escolaridade da população ao longo das últimas décadas, como mostra um estudo inédito feito pelo Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), coordenado pelo economista Paulo Tafner, diretor-presidente da entidade. Ele alerta para os riscos de um retrocesso dos ganhos conquistados, devido à pandemia da covid-19.
“O Brasil está vivendo um momento muito especial. Porque, ao mesmo tempo em que temos uma história com um filme bonito, a fotografia atual é ruim. É uma situação paradoxal”, avalia Tafner. Segundo o especialista, na história do Brasil, houve fatos positivos em matéria de mobilidade educacional, mas ainda estamos muito distantes dos países desenvolvidos e com riscos maiores daqui para frente. “Com a pandemia, as gerações que nasceram a partir de meados da década de 1990 e dos anos 2000 poderão ser os mais afetadas na questão da mobilidade educacional”, alerta.
Clique para acessar