À luz da visão de Angus Deaton

À luz da visão de Angus Deaton

Armínio Fraga entrevista Angus Deaton, prêmio Nobel de Economia e uma das principais vozes sobre desigualdade e mobilidade social em todo o mundo

A formulação e avaliação de políticas públicas de promoção da mobilidade social é uma tarefa complexa, que só pode ser realizada com o esforço conjunto daqueles que se dedicam ao tema, organizados em uma rede colaborativa. Parte do trabalho do Imds é reunir os melhores e fazer circular suas ideias, confrontando-as com a realidade do país e com a experiência de quem estuda os diversos assuntos relacionados. Essa missão é o que baliza a presente iniciativa de levar ao público o conhecimento e a visão lúcida do prêmio Nobel de Economia de 2015, Angus Deaton, professor da Universidade de Princeton, onde ocupa a cátedra Dwight D. Eisenhower e professor de Economia e Assuntos Internacionais da Escola Woodrow Wilson.

Em entrevista ao fundador do Imds e presidente de nosso Conselho de Administração, Armínio Fraga, Deaton revelou sua visão sobre desigualdade, mobilidade e muitos dos temas que hoje, com o mundo em situação de pandemia, estão impactando a humanidade e tornando mais difíceis as alternativas dos encarregados de lidar com o problema. A conversa entre eles foi selecionada pela Revista Veja para compor o prestigioso espaço das Páginas Amarelas, uma forma de fazer esse conhecimento chegar ainda mais longe. Por acordo com a Veja, publicamos aqui em nosso site o link da entrevista, que está aberta aos leitores do site da revista, bem como os vídeos gravados durante a conversa. Eles foram divididos em oito temas e serão publicados aqui ao longo das próximas semanas. Espero que seja de bom proveito para o debate em torno dos temas abordados.

Paulo Tafner

Diretor-Presidente

Imds

 

Leia a entrevista completa