Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Publicações
RecentesSinopse de Indicadores nr. 02: Relação entre a educação de pais e filhos: mobilidade intergeracional de educação no Brasil e no mundo
Autoria: Imds e Oppen Social
Edição: 1ª
Publicado em: dezembro 2021
Na seção de indicadores de mobilidade social em nosso portal, disponibilizamos um conjunto vasto de indicadores internacionais, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD 2014, para o Brasil, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE 2014, 2018), para 25 países desenvolvidos, e do Banco Mundial (2018), para um conjunto de 148 países, comparando os níveis educacionais de pais e filhos em idade adulta.
Nessa publicação, discutimos alguns desses resultados, apresentando a evolução da mobilidade para filhos a partir de diferentes faixas etárias (OCDE) ou décadas de nascimento (Banco Mundial). Mostramos que houve avanços e muitos brasileiros têm alcançado níveis mais altos de escolaridade que seus pais, mas que também há espaço para avanços que viabilizem o país alcançar um espaço mais próximo às nações desenvolvidas em termos de mobilidade intergeracional de educação.
São feitos, ainda, comparativos de diferentes “Brasis” com as demais nações, a partir de recortes de sexo e raça ou cor para os dados brasileiros, o que possibilita observarmos que os avanços são percebidos de forma distinta a depender dos grupos populacionais analisados.
Boa leitura!