Prêmio Evidência



Um pouco do histórico da 1ª Edição do Prêmio Evidência e do Troféu IMDS – Mobilidade Social

Em 25 de abril de 2022, às 14h, foi realizada em Brasília, com transmissão online, a cerimônia de premiação do Prêmio Evidência e do Troféu IMDS – Mobilidade Social, finalizando o ciclo da 1ª Edição da premiação, que seguiu o cronograma abaixo.

Encerramento das inscrições 31 de outubro de 2021 Finalizada
Resultado da Etapa de Habilitação O resultado foi publicado em até 12 de novembro de 2021. Finalizada
Etapa de Avaliação Após a divulgação das propostas aprovadas na Etapa de Habilitação, aconteceu a etapa de avaliação entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Finalizada
Exame de Finalistas As dez iniciativas melhor avaliados na Etapa de Avaliação foram convidadas para entrevistas e para prestar informações adicionais, processo que ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2022. Finalizada
Divulgação das iniciativas vencedoras As quatro iniciativas vencedoras do Prêmio Evidência, aquela agraciada com o Troféu IMDS - Mobilidade Social e a vencedora da menção honrosa do Troféu IMDS - Mobilidade Social foram divulgadas em 4 de março de 2022. Finalizada
Premiação O Prêmio Evidência e o Troféu IMDS - Mobilidade Social foram entregues em cerimônia presencial em Brasília, com transmissão online, no dia 25 de abril de 2022, às 14h, quando foi conhecida a classificação final dos premiados. Finalizada

Na cerimônia, foram entregues os seguintes prêmios:

Prêmio Evidência:

1º lugar, Programa DestaqueJovem de Futuro | Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e Instituto Unibanco;

2º LugarPacto pela Educação (PPE) de Pernambuco | Governo de Pernambuco;

3º Lugar, tecnicamente empatados – Utilização de Evidências no Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 | Secretaria de Estado da Saúde de Goiás & Programa de Ciências Comportamentais: Caso CADIN | Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, 011.Lab.

Troféu IMDS – Mobilidade Social:

TroféuJovem de Futuro | Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e Instituto Unibanco;

Menção HonrosaProspera Família |Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

As classificações do Prêmio e do Troféu foram determinadas por um rigoroso processo de julgamento, conduzido por uma banca examinadora independente, não vinculada às instituições organizadoras da premiação. A Comissão de Avaliação foi formada por pesquisadores na área de políticas públicas e ex-gestores públicos.

O trabalho da banca consistiu em selecionar 10 iniciativas finalistas, dentre as 53 que tiveram seus formulários habilitados pelo Comitê Gestor do Prêmio Evidência. Para estas iniciativas, a banca realizou sabatinas individuais, em que os proponentes ou representantes por eles indicados explicaram detalhes da implementação, respondendo às questões trazidas pela banca. Foram, então, selecionadas 4 para receberem o Prêmio Evidência (em função de empate no terceiro lugar), sendo uma dessas também vencedora do Troféu. Um quinto programa foi selecionado para menção honrosa do Troféu.

A cerimônia pode ser vista na íntegra aqui. Veja também a matéria jornalística no nosso portal, que conta como foi o evento e detalha um pouco mais as iniciativas.

Com a palavra, os representantes das iniciativas: gestores comentam a importância do Prêmio Evidência e Troféu IMDS – Mobilidade Social

Pacto pela Educação (PPE), inscrita pelo Governo de Pernambuco – Alexandre Rebêlo Távora, Secretário de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco.

Programa de Ciências Comportamentais: Caso CADIN, inscrita pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo – Brenda Machado Fonseca, Diretora de Inovação do 011.lab.

Programa Jovem de Futuro, inscrito pela parceria entre Instituto Unibanco e Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo – Vitor de Angelo, Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo.

Prospera Família, inscrita pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo – Danilo Erly Achucarro Nogueira, Assessor Técnico e Coordenador do Programa.

Utilização de Evidências no Enfrentamento da Pandemia de Covid-19, inscrita pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – Luciana Vieira Tavernard de Oliveira, Subsecretária de Saúde.

Em segunda roda de conversa, gestores finalistas do Prêmio Evidência e Troféu IMDS – Mobilidade Social discutem suas experiências

Repetindo o sucesso do evento de premiação, no dia 1/6/22, às 10h, durante a semana de avaliação gLOCAL 2022, foi transmitida online a 2ª roda de conversa com os demais finalistas do Prêmio Evidência e ao Troféu IMDS – Mobilidade Social. Dessa vez, a condução ficou a cargo da Jessica Gagete-Miranda, membro da Comissão de Avaliação, e contou com a participação de representantes das instituições organizadoras da premiação – Paulo Tafner, diretor-presidente do Imds; Diana Coutinho, diretora de altos estudos da Enap; e Lara Mesquita, Coordenadora Executiva FGV EESP Clear – além dos representantes das seguintes iniciativas finalistas:

• Programa de Recuperação e Aprofundamento, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;
• Programa Aprendendo a lidar com dinheiro, da SEDEC GO;
• Programa Conta pra Mim, do Ministério da Educação;
• Crédito Popular do Recife (CredPop), da Prefeitura da Cidade do Recife.

Mais uma vez, os gestores destacaram a importância dos prêmios e compartilharam suas experiências com o uso de evidências ao longo do processo de implementação das políticas concorrentes.

Conheça o perfil dos membros que compuseram a Comissão de Avaliação da 1ª edição da premiação

A Comissão responsável pelo julgamento da Etapa de Avaliação e do Exame de Finalistas reuniu especialistas na área de monitoramento e avaliação de políticas públicas. Veja a seguir.

Jessica Gagete-Miranda

Possui graduação e mestrado em economia pela Universidade de São Paulo e é PhD em políticas públicas pela Bocconi University. Durante o PhD, foi aluna visitante da Duke University e trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento. Atualmente, Jessica é pesquisadora na University of Milano-Bicocca.

Juliana Camargo

Pesquisadora do FGV EESP Clear e do C-Micro – Centro em Microeconomia Aplicada. Possui doutorado em Economia pela FGV EESP, mestrado e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui experiência na área de avaliação de impacto de políticas públicas e programas sociais com foco em educação, primeira infância, habilidades socioemocionais, desigualdade, desenvolvimento local e pobreza.

Laura Muller Machado

Mestre em economia aplicada pela Universidade de São Paulo. Coordena a Rede Ciência pelo Desenho de política pública educacional, a cátedra do Instituto Ayrton Senna no Insper e o Núcleo Ciência pela Gestão educacional no Insper. É professora e coautora de pesquisas no Insper e atua na disseminação da evidência científica de política social para gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal.

Luiz Claudio Campos

Bacharel em direito pela USP, mestre e doutor em Administração Pública pela EAESP-FGV e membro da carreira de especialista em políticas públicas do governo federal desde 2010. Tem longa experiência na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas estratégicos em diferentes áreas, como agricultura familiar, saúde e direitos humanos. Recentemente desenvolveu um Programa de Treinamento Modular em ciclos de políticas públicas no âmbito da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar - UNDFF.

Manuel Thedim

Bacharel em Economia. Experiência na área de Economia, com ênfase em Economia e Desenvolvimento Regional, Economia do Estado do Rio de Janeiro, Economia brasileira e Mercado de Trabalho. Coordenação de pesquisas na área de fomento ao desenvolvimento econômico, mercado de trabalho e gestão pública. Foi Subsecretário Municipal do Trabalho de 1997 a 2000.

Marilia Firmiano

Mestre e doutoranda em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Foi coordenadora do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (CAPP/IPECE) de 2018 a 2020, atualmente ocupa o cargo de Diretora de Estudos de Gestão Pública do IPECE, além de ser Alumni de Gestão Pública da Vetor Brasil e Professora na Pós-Graduação da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP).

O que foi dúvida nas inscrições da 1ª Edição

Veja o vídeo da sessão de perguntas e respostas promovida pelo Imds, o FGV EESP Clear e a Enap, no dia 13 de agosto de 2021, que auxiliou os gestores e gestoras no processo de inscrição. Conheça também as perguntas frequentes ao longo do processo.




O Prêmio Evidência é uma premiação de iniciativa do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona (FGV EESP Clear), do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para reconhecer e promover a interação entre ciência e política pública. As três instituições entendem que é preciso dar visibilidade, fortalecer e apoiar programas governamentais fundamentados em pesquisas com sólidas evidências e boas práticas nacionais e internacionais e, para isso, decidiram criar o Prêmio Evidência, que irá premiar até 03 (três) políticas públicas em território nacional que se destaquem pelo uso de evidências cientificamente fundamentadas em suas múltiplas etapas.

O Troféu IMDS é uma iniciativa do IMDS para valorizar políticas que promovam o aumento da mobilidade social e a redução da desigualdade de oportunidades mediante o uso de informações sistematizadas e a aplicação do conhecimento científico em seu desenho e execução.

O Prêmio Evidência poderá agraciar qualquer política pública que faça uso de evidências científicas e siga as boas práticas de aplicação de evidências em políticas públicas ao longo de todo seu ciclo. O Troféu IMDS irá contemplar um programa que, além de seguir os mesmos critérios do Prêmio, ainda seja destinado a resolver problemas de vulnerabilidade social, e que tenha impacto esperado de médio prazo, buscando a promoção da mobilidade intrageracional e intergeracional. Deve, ainda, preferencialmente contemplar os temas elencados no item f) da seção 2, Anexo 2, do Edital.

Entre os programas inscritos no Prêmio Evidências, aqueles que tiverem sido aprovados na etapa de Avaliação podem concorrer ao Troféu IMDS. Caberá ao Comitê de Avaliação selecionar um subconjunto dos aprovados para concorrer ao Troféu IMDS. Os critérios que se referem à aplicação de evidências na política são os mesmos, mas têm pesos diferentes, visto que há requisitos de impacto esperado e temáticas particulares ao Troféu. As informações detalhadas dos critérios qualificadores para concorrer ao Troféu podem ser lidas no Anexo 2 do Edital.

Você pode obter mais informações em: https://eventos.fgv.br/premioevidencia Em especial, você pode ler o edital completo para sanar quaisquer dúvidas em: https://eventos.fgv.br/premioevidencia/edital-completo

Até às 23 horas e 59 minutos do dia 31 de outubro de 2021, horário de Brasília.

Uma pessoa deve ser responsável pela submissão da proposta e posterior contato com a organização do Prêmio. Caso a política pública ou o programa envolva um conjunto de agentes, a inscrição também deverá ser feita por apenas uma pessoa responsável, que irá representar o consórcio executor do programa. Em todos os casos, o reconhecimento será concedido ao programa ou política, mediante uma única premiação.

O Prêmio e o Troféu irão premiar os programas ou as políticas públicas vencedoras. No entanto, a premiação, em nome da política, será entregue a um representante indicado, em cerimônia programada para março de 2022.

Poderão concorrer ao Prêmio Evidência órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta, das três esferas de governo, responsáveis por programas governamentais em andamento ou finalizados nos 24 (vinte e quatro) meses anteriores à data de publicação deste Edital. A política pública deverá ser inscrita por apenas um proponente. Se houver mais de uma inscrição para uma mesma política, originada de proponentes distintos, será considerado apenas o primeiro formulário recebido, desconsiderando-se os demais.

Para realizar a inscrição no Prêmio Evidência, é preciso, para além de informações de cadastro, como dados de contato e CPF da pessoa responsável, informações sobre a instituição executora do programa e também informações detalhadas sobre o programa em si. Em particular, será preciso preencher seis seções:

  1. Uma descrição sucinta do programa, detalhando (i) objetivos da política; (ii) atividades, bens e serviços que compõem a política; (iii) público alvo da política; (iv) local de implementação da política;
  2. Uma descrição do modelo de gestão do programa, detalhando (i) todos os atores envolvidos na implementação, incluindo atores não governamentais; (ii) as responsabilidades e as competências desses diferentes atores ao longo do processo de formulação e execução do programa;
  3. Uma caracterização do problema que o programa tenta solucionar;
  4. Uma discussão sobre o programa em si, com um detalhamento de seu modelo lógico, do critério de focalização dos beneficiários, o plano de implementação, os impactos esperados e uma análise de custo/custo-benefício ex-ante;
  5. Uma discussão sobre as estratégias de monitoramento e avaliação, com destaque para o sistema de monitoramento e também as iniciativas de avaliação (ex ante ou ex post) do programa;
  6. Uma discussão sobre o uso de evidências geradas pela política para embasar as tomadas de decisão.
Mais detalhes sobre cada uma dessas seções podem ser encontradas no Anexo 1 do Edital.

Após o envio do formulário de inscrições por meio da plataforma disponível no site do Prêmio, não mais será possível efetuar modificações nas informações fornecidas. Será possível, entretanto, apresentar recurso de revisão da lista dos programas habilitados. Os meios para realizar tal recurso serão divulgados na página do Prêmio e o prazo que os proponentes terão será de 05 (cinco) dias úteis a contar da divulgação da lista de propostas habilitadas.

Caberá ao Comitê de Avaliação definir os ganhadores tanto do Prêmio quanto do Troféu, seguindo os critérios indicados no item 9 do Edital. O Comitê é composto por representantes das instituições parceiras e convidados externos às instituições parceiras, especialistas com atuação nas áreas temáticas do Edital.

A iniciativa vencedora do Prêmio Evidência e aquela agraciada com o Troféu IMDS – Mobilidade Social serão divulgadas até fevereiro de 2022.

Não, somente pessoas responsáveis pelos programas podem realizar inscrição. Nesse caso, sugerimos que envie as informações do prêmio para o órgão responsável inscrevê-lo.

Evidências científicas – advindas da literatura acadêmica ou de outros tipos de estudos que utilizam metodologia científica – podem e devem ser utilizados ao longo de todo o formulário de inscrição. Essas evidências podem ser quantitativas ou qualitativas. Também é importante, em especial na última seção, “Uso das evidências geradas pela política pública”, citar as evidências produzidas no próprio processo de formulação, implementação, monitoramento e avaliação da política concorrente, inclusive as que ensejaram tomadas de decisão da mesma. Essas evidências incluem, por exemplo, produtos do sistema de monitoramento, resultados de avaliações, informações coletadas com beneficiários, entre outras.

Nesta seção gostaríamos que fossem exploradas as evidências geradas via ferramentas de monitoramento e avaliação utilizadas para a gestão da política inscrita. Poderia ser citado, por exemplo, os usos do sistema de monitoramento ou dos resultados de avaliações – de processo, de impacto, de resultados – para alimentar as tomadas de decisão da política. Entretanto, caso sua política ainda não possua evidências dessa natureza, é possível, nessa seção, discutir como evidências já existentes – trabalhos acadêmicos, da análise de dados secundários ou de outras políticas – são utilizados na gestão. Ainda, pode ser discutido como se planeja incorporar as evidências a serem geradas na política inscrita ao longo de seu ciclo.

VEJA O EDITAL DA 1ª EDIÇÃO
Topo