+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 10/05/2022
Data da última atualização: 19/10/2022
Estimular a capacidade de crianças no início do processo de escolarização de armazenar e processar informações mentalmente.
A tecnologia educacional Cogmed foi implementada em escolas em Mainz, na Alemanha, durante o ano letivo alemão de 2013-2014, no contexto de um estudo experimental para avaliação de impacto sobre as coortes participantes, distribuídas em 31 salas de aulas.
A tecnologia educacional teve por foco alunos do 1º ano do ensino fundamental. Ela integrou à rotina diária dos alunos o uso do software de aprendizagem Cogmed por 5 semanas, em 25 sessões de 30 minutos. Para garantir o bom funcionamento da implementação, as escolas receberam gratuitamente um notebook para cada criança, além de estações para armazenamento, carregamento e transporte dos notebooks, mouses externos e fones de ouvido.
O objetivo principal do software é apresentar aos alunos tarefas capazes de estimular a função executiva chamada memória de trabalho, que, de modo resumido, se trata da capacidade de armazenar e processar mentalmente informações. Essencialmente, as tarefas envolvem memorizar sequências de informações (números e locais), em um ambiente lúdico de jogo, adaptado à idade da criança.
Além disso, ele é adaptativo, isto é, o nível de dificuldade das tarefas do jogo se adaptam ao nível revelado pelo usuário durante a interação.
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da tecnologia educacional Cogmed:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Aumentar o aprendizado de matemática entre crianças no início do processo de escolarização.
Incorporar nos momentos de estudo individual atividades que estimulam a capacidade de concentrar-se por períodos relativamente longos de tempo.
Usar a tecnologia para individualizar o processo de aprendizagem de modo eficaz e escalável nas escolas, criando condições para práticas pedagógicas de maior efetividade.
Aprimorar as habilidades de escrita de alunos ao final do ensino médio, tornando-os mais competitivos para os exames de ingresso na faculdade.